TERRA INDÍGENA KANINDÉ, ARATUBA/CE: PROPOSTA DE PLANO DE GESTÃO TERRITORIAL E AMBIENTAL
Resumo
O desenvolvimento de ações como as presentes na Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) oferecem contribuição fundamental para a valorização e transferência de saberes tradicionais entre as gerações, para o uso sustentável da terra e para o protagonismo indígena. O objetivo principal do trabalho é a elaboração de uma proposta de Plano de Gestão Territorial e Ambiental para o enfrentamento das Mudanças Ambientais da Terra Indígena (TI) Kanindé de Aratuba – CE, o qual pode contribuir para a sistematização dos saberes tradicionais, mesclando-os com o conhecimento científico, com enfoque principalmente nos sistemas ambientais, nas características físicas do território e suas conexões com o povo indígena. Os objetivos específicos abordam a identificação dos aspectos socioeconômicos, históricos, culturais e ambientais da população indígena; a elaboração de um Diagnóstico Ambiental Participativo da TI com ênfase nos serviços ecossistêmicos/ecológicos, e a construção da Cartografia Social da TI, com a indicação dos principais aspectos do território, segundo a concepção da comunidade. A metodologia envolveu a pesquisa bibliográfica, trabalho de campo e entrevistas semiestruturadas com três grupos da comunidade indígena: juventude, professores e lideranças. Os resultados preliminares englobam as concepções de território e de território tradicional indígena, a aplicabilidade da Teoria Geossistêmica na definição de unidades ambientais, a gestão territorial em Terras Indígenas, conceitos, práticas, importância e as diversas dimensões envolvidas na gestão territorial, o histórico de construção da PNGATI e o atual cenário dos povos indígenas no contexto cearense. As próximas etapas da pesquisa abordarão as análises dos dados colhidos durante as entrevistas, com a discussão sobre o povo indígena e sua relação com o território, bem como apresentará o Diagnóstico Ambiental e Cartografia Social da área, e finalmente o Plano de Gestão proposto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Rabelo, T. da S., & Matos, F. de O. (2021). TERRA INDÍGENA KANINDÉ, ARATUBA/CE: PROPOSTA DE PLANO DE GESTÃO TERRITORIAL E AMBIENTAL. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2379. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75502
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.