UNIDADES DE CONSERVAÇÃO EM CARAJÁS: ENTRE CONSERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Resumo
As Unidades de Conservação são importantes áreas de preservação ambiental que resguardam rica diversidade biológica, cultural e social, sendo um dos principais instrumentos que permite a conservação de recursos naturais e manutenção dos serviços ambientais. No Sudeste do Pará, na região de Carajás encontra-se um contínuo florestal formado por um mosaico de áreas protegidas denominado de Mosaico Carajás. Estando no entorno das áreas de exploração mineral, a criação do mosaico de Carajás coincide com a intenção de proteger as jazidas de minérios de ferro e outros recursos minerais do avanço populacional, por meio da criação de áreas protegidas. O objetivo do trabalho versa sobre analisar/discutir a importância da gestão das unidades de conservação na região de Carajás frente ao desenvolvimento econômico, uma vez que a expansão da pecuária na região, a chegada da soja e atividades de mineração tem provocado migrações e grandes conflitos socioambientais, bem como gerado impactos significativos aos sistemas ambientais (MOTA et al, 2015). O trabalho consistiu metodologicamente em análise bibliográfica do referido tema e para a espacialização das unidades de conservação em Carajás foi realizado a aquisição de shapefiles do polígono das Unidades em sites oficiais, como MMA/ ICMbio para a confeccão de mapas. O estudo realizado das unidades de conservação que compõem o mosaico de Carajás foi imprescindível para compreender o papel que as mesmas exercem na região frente ao desenvolvimento econômico, tendo em vista que se mostram de grande importância para a conservação da biodiversidade, de processos ecológicos e de serviços ambientais. Agradecimentos à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP pelo fomento e apoio financeiro a pesquisa e ao Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental – LAGEPLAN.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Pereira InÁcio, A., Rita Vidal, M., Soares Guerra, F., Esmeraldo Bezerra, C., Endrick Pastrana Mojica, J., & Vicente da Silva, E. (2021). UNIDADES DE CONSERVAÇÃO EM CARAJÁS: ENTRE CONSERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2392. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75515
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.