USO DA RESISTÊNCIA BIOELÉTRICA NA MENSURAÇÃO DA MASSA MUSCULAR DE ANIMAIS TREINADOS.
Resumo
INTRODUÇÃO: A impedância biolétrica (BIA) é um método duplamente indireto que utiliza uma corrente de baixa voltagem para determinar os valores de resistência, reatância e ângulo de fase. Estudos indicam forte correlação entre o desenvolvimento de massa muscular com valores mais baixos de resistência. OBJETIVO: Avaliar a associação da massa muscular através da análise da resistência biolétrica em ratos submetidos ao treinamento de força. MÉTODOS: O presente estudo teve aprovação do Comissão Ética para uso de Animais (CEUA) da Universidade Estadual do Ceará (nº. 2779640/2021). Foram utilizados 15 ratos da linhagem Wistar com 90 dias de vida divididos em grupo controle (GC) e Grupo força (GF) que foram submetidos ao treinamento por 8 semanas. Ambos passaram por avaliação da composição corporal, após o treinamento, utilizando a BIA. Os eletrodos foram posicionados com 2 cm da linha medial no sentido naso-anal. Por fim, os animais foram eutanasiados e tiveram seus músculos pesados para posteriores análises. Os dados foram expressos em média e desvio padrão e analisados para observar a associação entre o peso dos músculos (gastrocnêmio, sóleo, tibial anterior - TA e flexor longo do hálux - FHL) e os parâmetros Bioelétricos. Para essas comparações foram feitas correlação de Pearson com P<0,05. RESULTADOS: A resistência teve correlação direta apenas com os músculos gastrocnêmio (p<0.002), sóleo (p<0,01) e TA (p< 0,008) no grupo de animais submetidos ao treinamento. CONCLUSÃO: Os valores de Resistência foram menores em ratos com maior peso muscular o que colabora com a hipótese do estudo de que o uso da Impedância Bioelétrica é eficiente na avaliação da composição corporal de ratos submetidos à protocolos de desenvolvimento de massa muscular.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Cristina Pereira de Oliveira, F., Dalton Alves de Oliveira, F., Pereira, I. da S., Leite Furtado, R., Marilande Ceccatto, V., & Rocha AraÚjo, V. (2021). USO DA RESISTÊNCIA BIOELÉTRICA NA MENSURAÇÃO DA MASSA MUSCULAR DE ANIMAIS TREINADOS. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2393. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75516
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.