UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA DE UM ALUNO AUTISTA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
Durante a pandemia causada pelo COVID-19 as instituições de ensino tiveram que se reinventar por meio das tecnologias digitais de comunicação e Informação (TIC) e assim assegurar o ensino com menor impacto possível para aprendizagem. Visando esta modificação no modelo de ensino, este artigo buscará investigar a utilização dos recursos tecnológicos, como objeto de inclusão no ensino remoto, pelos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa será elaborada numa abordagem qualitativa interpretativa. O lócus da nossa pesquisa é uma escola da rede regular de ensino fundamental da prefeitura municipal de Fortaleza-Ceará, que tem um aluno autista, que será o nosso sujeito analisado em nosso estudo. Preliminarmente faremos um levantamento de artigos sobre a temática das tecnologias e educação matemática inclusiva, com a finalidade de termos o conhecimento para as nossas análises a posteriori. Posteriormente, serão coletadas atividades propostas pelos pesquisadores para o aluno e, por último, entrevista semiestruturada, de 6 (seis) questões abertas, via plataforma de webconferência. A pesquisa terá como participantes durante o estudo: Uma mãe de aluno com (TEA), a professora da disciplina de matemática e a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Espera-se que os resultados revelem dificuldade ou avanços na utilização dos recursos tecnológicos pelos professores, e também perceber se houveram ganhos na aprendizagem do aluno autista durante esse período em que utilizou o ensino remoto, com o uso de tecnologia na aprendizagem matemática. Buscaremos também verificar se a formação dos professores acompanhou esse processo de utilização de recursos tecnológicos para dar um suporte nesse período de pandemia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Claudia de Araujo Xavier, A., Neta, F. de S., Hapuque Monteiro Alves Muniz, Q., Carvalho Brandão, J., & Jose Costa dos Santos, M. (2021). UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA DE UM ALUNO AUTISTA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2399. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75522
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.