A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS
Resumo
A pandemia do Covid-19 trouxe um novo cenário para educação brasileira, fazendo com que o formato das aulas fosse repensado, assim como a inserção dos monitores no apoio aos discentes e aos docentes. Segundo Carvalho et al. 2020, a monitoria é um suporte educacional para os acadêmicos interessados em sanar as dúvidas em relação aos conteúdos trabalhados pelos professores em aula, o objetivo do trabalho é descrever a experiência da monitoria em tempos de aulas de remotas, sendo realizada por meio da utilização de web conferências e de ferramentas online, como grupo de WhatsApp, assim como o apoio ao docente no cumprimento do cronograma. Trata-se de um relato de experiências, de caráter descritivo, baseado na explicação das atividades realizadas pelas duas monitoras das disciplinas de “Métodos de Pesquisa e Análise Quantitativa” e de “Estatística Aplicada a Políticas Públicas”, ficando entendido que o monitor possui um papel de facilitador do diálogo. Obteve-se, como resultado uma adaptação das atividades das monitoras ao período remoto, que permitiu a experimentação da metodologia das aulas online. Outra percepção foi quanto ao horário disponibilizado para a monitoria ficar muito flexível, isto, levou os discentes a optarem por faltar a web conferência na plataforma solar disponibilizada para tirar as dúvidas, em detrimento de mandar mensagens por mídias sociais online, assim ficou perceptível que o monitor precisa se atentar as diferentes formas de sanar as dúvidas e introduzir os alunos nas disciplinas. Considera-se que a participação dos acadêmicos à monitoria na modalidade remota é baixa no horário fixo, mas quando se avalia as mídias sociais como ferramenta pedagógica, tipo WhatsApp, a participação é muito alta e continua. Assim, observa-se que a pandemia dificultou o desenvolvimento das atividades de forma plena, mas o papel de monitor continua sendo importante, sobretudo quando se faz uso de mídias sociais como ferramenta pedagógica.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(4), 2438. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75564