A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E OS CÍRCULOS DE CULTURA NA PRÁTICA DE ENSINO: UMA ANÁLISE DA SUA IMPLEMENTAÇÃO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I NO CURSO DE PEDAGOGIA DIURNO
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a implementação da proposta pedagógica da disciplina de Sociologia da Educação I, no primeiro semestre do Curso de Pedagogia Diurno, avaliando as atividades produzidas pelos estudantes, em específico, os projetos de pesquisas, que são elaborados durante o semestre, em um processo interdisciplinar, com a disciplina de Metodologia Científica. Essa elaboração necessita de uma fundamentação teórica, que deve ser composta pelos sociólogos clássicos, que foram estudados durante o semestre, Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber, sendo uma forma de relacionar aquilo que foi visto na sala de aula de forma teórica, com a prática da pesquisa. A metodologia do trabalho será uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a observação das aulas e análise dos projetos de pesquisa, sob os referenciais de Dermeval Saviani (2008) e Antonio Gramsci (2001). Como resultado parcial, percebe-se a eficácia da estratégia pedagógica adotada, pois a elaboração desse projeto é resultado da apropriação dos conhecimentos, que foram sendo adquiridos pelos alunos durante o semestre. Conclui-se que a metodologia aplicada na disciplina de sociologia da educação I tem uma importância fundamental na formação intelectual, social e crítica dos alunos, devendo ser ressaltado o processo coletivo, que influencia diretamente nos resultados que foram adquiridos, pois a troca de ideias e experiências existente entre professor, monitor e aluno é fundamental para que haja uma real apropriação do conhecimento. Dessa forma, as práticas pedagógicas desenvolvidas alcançaram os objetivos previstos a partir do aporte teórico da disciplina, que se fundamenta na Pedagogia Histórico Crítica (SAVIANI,2008) e nos Círculos de Cultura (GRAMSCI,2001).Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E OS CÍRCULOS DE CULTURA NA PRÁTICA DE ENSINO: UMA ANÁLISE DA SUA IMPLEMENTAÇÃO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I NO CURSO DE PEDAGOGIA DIURNO. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(4), 2500. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75626