A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE CÁLCULO PARA ENGENHARIA
Resumo
Com o surgimento da pandemia do COVID–19, foi necessária uma adaptação no modo de ensino das disciplinas, visto a impossibilidade, por recomendação das autoridades sanitárias do Brasil, da ocorrência de aulas presenciais durante os períodos mais críticos da pandemia. Sob esta ótica, este trabalho tem como objetivo principal analisar a utilização de algumas ferramentas digitais aplicadas nas aulas de monitoria da disciplina de Fundamentos de Cálculo para Engenharia, durante os semestres 2021.1 e 2021.2. As principais ferramentas utilizadas para a comunicação com os alunos, ponto fundamental dado o contexto de ensino remoto, foram o Google Meet e o WhatsApp. Já considerando o conteúdo apresentado nas aulas de monitoria, foi utilizado principalmente o Microsoft PowerPoint para a criação de apresentações didáticas. Também foi necessário realizar algumas modificações no conteúdo digital utilizado pelo professor da disciplina adaptando os slides pré-existentes ao formato remoto com a utilização de uma mesa digitalizadora. Todas as aulas de monitoria foram ministradas através do Google Meet, e nelas foram compartilhadas as apresentações, as quais consistem na resolução de questões enviadas pelos alunos da turma. Além disso, a turma possui um grupo no WhatsApp, no qual, após o término da aula de monitoria, é enviada a apresentação do PowerPoint, convertida para o formato de arquivo PDF para facilitar a visualização. Com o contato entre monitor e aluno facilitado através do envio de mensagens em grupo, ou até mesmo privadas, e a possibilidade de rever a resolução de questões por meio da apresentação em PowerPoint (enviada no formato PDF), o processo de aprendizagem dos alunos se torna muito mais rápido e eficiente. Dessa forma, a utilização de ferramentas digitais se mostra imprescindível ao aprendizado do aluno no contexto turbulento atual, pois representa uma importante ajuda no processo de total compreensão do conteúdo ministrado em aula com o professor.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.