ADAPTAÇÃO DO EXPERIMENTO PARA DETERMINAÇÃO DA RAZÃO CARGA-MASSA DO ELÉTRON PARA O ENSINO REMOTO
Resumo
Com a retomada das aulas no formato remoto na metade de 2020, algumas vertentes de ensino precisaram de adaptações,sendo as aulas experimentais uma delas. Os experimentos das disciplinas de física foram então ajustados ao formato virtual, com o auxílio do aplicativo GeoGebra.z Em 2021, sem a retomada das aulas presenciais ainda, o uso dos simuladores de experimentos se mantém como alternativa às aulas práticas, com avaliações e aprimoramentos por professores e monitores. Dos experimentos adaptados ao formato de ensino remoto, este trabalho aborda o experimento de determinação da razão carga-massa do elétron, clássico experimento da disciplina de física moderna e equivalentes. No experimento presencial, utiliza-se um filamento que emite elétrons ao ser aquecido por efeito joule. Os elétrons então são acelerados graças a uma diferença de potencial ajustável no experimento. Uma outra fonte de tensão ajustável alimenta um conjunto de bobinas de Helmholtz que gera um campo magnético de intensidade controlada e perpendicular à trajetória do feixe de elétrons que, graças a lei de Lorentz, desvia sua trajetória retilínea original, formando semicírculos para dados ajustes. Uma régua fornecida pela simulação permite ao usuário a medição dos diâmetros das trajetórias dos elétrons. Medindo-se o raio do semicírculo da trajetória desviada e fazendo uso do valor da tensão de aceleração dos elétrons e da intensidade do campo magnético, é possível encontrar o valor da razão carga-massa desejada. A adaptação feita para o experimento virtual permite obter resultados semelhantes aos que seriam registrados em um experimento real. Este experimento no formato virtual adaptado do experimento real consegue transmitir o aprendizado esperado para essa aula prática como podemos deduzir dos relatórios apresentados pelos alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.