ADESÃO DOS ESTUDANTES ÀS ATIVIDADES DA MONITORIA DA DISCIPLINA AC-0478 - ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA
Resumo
Além das atividades previstas no projeto, outras atividades adicionais desenvolvidas pela monitoria são baseadas em sugestões e opiniões advindas de estudantes que cursaram a disciplina nos semestres anteriores. Essas atividades são planejadas para auxiliar os estudantes no melhor aproveitamento da disciplina, bem como estreitar a relação entre estudantes e professor. No contexto geral, adaptar conteúdos ministrados de forma presencial foi e ainda é um desafio muito grande devido ao quadro epidêmico atual da nação. Assim, vem sendo necessário recorrer a outros métodos virtuais para viabilizar e facilitar o acesso dos estudantes aos conteúdos ministrados no contexto da referida disciplina. O desafio dos monitores tem sido buscar ferramentas para auxiliar nas atividades da disciplina, objetivando maior envolvimento com os discentes e suprir ao máximo as perdas perceptíveis causadas pelo ensino remoto. Buscando facilitar a comunicação, a troca de conhecimento e os esclarecimentos das dúvidas, foi criado um grupo WhatsApp para estreitar essa relação discente/monitor. Também foram gravadas e disponibilizadas aulas de revisão, lista de exercícios para direcionamento dos conteúdos ministrados, encontros na plataforma Google Meet para esclarecimento de dúvidas e, como complemento, materiais adicionais foram compartilhados via Google Drive. No contexto geral, dos 55 estudantes matriculados, em média 27,3% interagiam no grupo, 21,8% participavam das aulas de revisão, 5,5% desenvolviam a lista de exercícios e 18,2% comentavam sobre o material disponibilizado. Os estudantes que participaram de forma ativa nas atividades apontaram que as ações da monitoria auxiliaram positivamente no desenvolvimento de conhecimento. Infelizmente a adesão dos estudantes às atividades propostas foi baixa, porém destaca-se que para os que participaram houve incremento no aproveitamento da disciplina. Novas ferramentas de interação serão aplicadas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
ADESÃO DOS ESTUDANTES ÀS ATIVIDADES DA MONITORIA DA DISCIPLINA AC-0478 - ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(4), 2556. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75682