ANÁLISE DE DADOS DE VACINAÇÃO NO ESTADO DO CEARÁ
Resumo
De acordo com FERREIRA (2021, UNILAVRAS), “Vacinar é uma forma simples, segura e eficaz de proteger as pessoas contra doenças, antes que entrem em contato com elas.” Partindo disso e, também, pensando naqueles que têm receio, por alguma razão, em se vacinar, a temática do trabalho é uma análise estatística sobre os dados da COVID-19 no estado do Ceará. Primeiramente, com o auxilio do software estatístico R, foi realizada uma análise exploratória para melhor compreensão dos dados e, em seguida, uma análise mais detalhada com intervalos de conficança e testes qui-quadrado em relação ao número de pessoas vacinadas ou não e o gênero, com exposição de medidas e gráficos interpretados. As análises obtidas são referentes ao boletim epidemiológico até o dia 13 de agosto de 2021. Os números representam um acúmulo dos dados mais recentes e de dados anteriores, mas que só foram inseridos na plataforma IntegraSUS até a data já mencionada. Foi analisado um total de 65535 casos, sendo assim, o documento notificou que 30124 pacientes foram curados e, infelizmente, uma média de 257,9 a cada 100 mil cearenses vinheram a óbito em decorrência da doença, o que poderia ser evitado, caso estivessem já vacinadas. Segundo o infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações Renato Kfour,"No Uruguai e no Chile tivemos uma redução espetacular de internações e óbitos, mas também na transmissão dos casos leves. São os dados que a gente espera obter aqui no Brasil". Sendo assim, a vacinação de extrema importância. Do início da vacinação em 17 de janeiro de 2021 até o dia 13 de agosto de 2021, a primeira dose foi aplicada em 4256633 pessoas, a segunda e dose única em 1905142, um total de 6161775 doses aplicadas em todo o estado do Ceará, sendo assim, 46,33% da população vacinada com a primeira dose e 22,06% da população totalmente imunizada. O trabalho visa apresentar os dados em relação a importância da vacinação contra a COVID-19, de tal forma que seja de fácil compreensão.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
ANÁLISE DE DADOS DE VACINAÇÃO NO ESTADO DO CEARÁ. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(4), 2583. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75709