APLICABILIDADE DE UM JOGO DE CRUZADINHA PARA ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS DE BIOQUÍMICA CLÍNICA I
Resumo
Introdução: O processo de ensino-aprendizagem vem se reinventando todos os anos, sempre buscando formas mais interativas de ensinar. Com a pandemia a forma de ensinar precisou ser modificada e adaptada a esse novo formato. O ensino remoto enfrenta dificuldades e é por essa razão que os antigos métodos educativos estão sendo, gradativamente, substituído por outros. O uso de jogos simples e fáceis como um jogo de palavras-cruzadas desperta o interesse do aluno, instiga sua curiosidade, tornando o aprendizado mais leve e divertido, auxiliando na assimilação do conteúdo ministrado em sala de aula. Objetivo: Dessa maneira, o objetivo do trabalho é avaliar o aprendizado e a fixação de conteúdos por meio da aplicação de cruzadinhas. Metodologia: Para a elaboração das cruzadinhas, foram usados os sites “educolorir” e “puzzel”. No “Google forms”, foram elaboradas 6 questões avaliativas sobre a atividade. Resultados: 86,04% dos alunos da turma responderam o formulário. As perguntas analisadas foram: “Você achou as cruzadinhas legais e interativas?” 91,9% respondeu 5 (muito bom); “As cruzadinhas ajudaram na fixação do conteúdo ministrado nas aulas?” 94,6% respondeu que ajudou muito; “Você achou as cruzadinhas simples e de fácil entendimento?” 86,5% relatou que achou fácil; “O uso de cruzadinhas fez você se interessar mais pelo estudo do conteúdo?” 81,1% afirmou que se interessou muito; “Você gostaria que mais joguinhos educativos como esse fossem aplicados?” 100% respondeu que sim; “Para qual aula (assunto) da disciplina você considera que esta metodologia melhor se aplicaria?” 35,1% escolheu Bioquímica da função endócrina. Conclusão: A aplicação da cruzadinha mostrou-se satisfatória e muito importante para o aprendizado dos alunos. Com a cruzadinha o estudo se tornou mais interessante e a curiosidade do aluno sobre o assunto foi despertada, o que tornou a assimilação do conteúdo mais eficaz e o ensino mais proveitoso.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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