ATIVIDADES IMPLEMENTADAS DURANTE A MONITORIA DE SEMIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: A monitoria acadêmica tem como objetivo inserir o aluno na formação de outros alunos, estimular o interesse pela docência, além de sanar dúvidas em relação aos conteúdos ministrados nas aulas. Com o advento da pandemia do COVID-19, houve a necessidade de adaptar esse processo de ensino-aprendizagem. Então surgiu a preocupação de reorganizar as atividades para que o método continuasse sendo eficaz. OBJETIVO: Relatar a experiência da implementação de atividades na monitoria da disciplina de semiologia. METODOLOGIA: Trata-se de relato de experiência, produzido pelas monitoras de semiologia do curso de enfermagem da Universidade Federal do Ceará durante o primeiro semestre de 2021. RESULTADOS: Utilizou-se estratégias de ensino que suprissem a carga teórica e prática da disciplina. As atividades implementadas até o momento foram o uso de monitorias síncronas com o apoio do powerpoint; estudos dirigidos com questões para fixar o assunto e uso de aplicativos como o Socrative e Kahoot para revisão antes de avaliações. As atividades eram enviadas via Whatsapp e organizadas em pastas no Google Drive. Além disso, foram disponibilizados links do Youtube para treinar a ausculta dos sons pulmonares, cardíacos e abdominais como forma de auxiliar na aprendizagem do exame físico. Com a realização dessas atividades e consequente adesão dos alunos, pode-se perceber seus benefícios, já que houveram relatos positivos em relação ao uso dos aplicativos, assim como a contribuição das monitorias síncronas para o conhecimento e a fixação do conteúdo com os estudos dirigidos. Ademais, foi possível proporcionar, para as monitoras, novas vivências no âmbito do ensino, bem como a integração com os alunos da disciplina. CONCLUSÃO: Durante as monitorias percebeu-se a importância de implementar atividades que agreguem conhecimento na formação dos estudantes, auxiliando no aprendizado de conteúdos teóricos e práticos na realidade do ensino remoto.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
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