AVALIAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA COMO MEIO DE APRENDIZAGEM DO MÉTODO CIENTÍFICO

Autores

  • Jessica Brilhante Vasconcelos
  • Larissa Bezerra Santiago
  • Sâmya Correia Marques
  • Lícia Maria Belchior Almeida
  • Caroline Mary Gurgel Dias Florencio

Resumo

O método científico é o meio pelo qual se dá a produção do próprio conhecimento científico. Esse tema é apresentado durante o curso de medicina no 2° semestre, no módulo de Desenvolvimento Pessoal 2 (DP2), no qual os alunos produzem um artigo científico. Tem-se como objetivo avaliar a percepção dos alunos sobre esse processo como meio de aprendizagem sobre o método científico. Para isso, foi realizada uma análise transversal quantitativa e qualitativa com os alunos (n=16) do módulo de DP2 do semestre 2021.1, através de um questionário online contendo 11 perguntas objetivas e subjetivas. Analisando os dados colhidos, todos consideraram o tema como importante para sua formação e sua vida profissional, sobretudo por desenvolver habilidades críticas. Ademais, todos os participantes consideraram que a criação de um artigo científico foi importante para o aprendizado, justificando que a prática ajuda a fixar a teoria e 68,5% analisaram que não seria possível um aprendizado efetivo apenas com a teoria. Sob o aspecto da metodologia utilizada com orientação do artigo por etapas, 56% avaliaram como ótima e 31% como excelente. Em cada etapa: metodologia, pesquisa na base de dados e instrumentos de pesquisa, a maioria dos alunos avaliaram como bom, exceto a etapa de análise de dados, em que a maioria classificou como ótimo. Em relação à metodologia científica, a maioria, considerou que, antes do módulo, seu conhecimento era ruim (43%) ou regular (50%) e, após o módulo, modificou para ótimo (56%) e bom (31%). Por fim, todos avaliaram que a metodologia utilizada também possibilitou o desenvolvimento de outras habilidades: refinamento da escrita (68,5%), construção do pensamento crítico (75%) trabalho em grupo (69%), conhecimento sobre a comunidade acadêmica (52%) e socialização (62%). Portanto, a construção de um artigo científico, durante o módulo de DP2, foi muito eficaz para promover o ensino e aprendizado sobre o método científico, tema essencial para a produção da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação à Docência