AVALIAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS APLICADA À DISCIPLINA DE DESENHO PARA ENGENHARIA DO CENTRO DE TECNOLOGIA UFC COM FOCO NO IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DOS DISCENTES NO ENSINO REMOTO
Resumo
As transformações no mundo afetaram a forma com que a educação é disseminada e surgem então as 'metodologias de aprendizagem ativas' que visam valorizar o protagonismo dos discentes no processo de aprendizagem, gerando assim um ambiente de ensino mais colaborativo e participativo, que facilita o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Porém, com o agravamento da pandemia da Covid-19 e o distanciamento social, que já se estende há mais de um ano no Brasil, o modelo de ensino remoto afeta os discentes de uma forma totalmente nova, somando esses fatores, há a ocorrência de grande impacto no meio acadêmico em 2021. Com este cenário de ensino remoto, a Monitoria da disciplina de Desenho Para Engenharia (DPE) da Universidade Federal do Ceará tem como objetivo desenvolver no corpo discente a cognição espacial (leitura e interpretação) e representação (normas, projeções, introdução à projetos), onde através deste trabalho busca-se compreender e analisar como as atividades realizadas pela mesma impactam a saúde mental dos discentes durante o semestre 2021.1. Dispondo de ferramentas digitais e o auxílio de instrumentos de desenho técnico, o presente trabalho apresenta as pedagogias aplicadas de taxonomia de Bloom e o aprendizagem baseada em projetos (utilizando os objetivos instrucionais: cognitivo, psicomotor e afetivo) aplicadas com as tecnologias, para entender e analisar como comportou-se a saúde psicológica dos discentes. Sendo assim, para avaliar as metodologias ativas aplicadas à disciplina de Desenho Para Engenharia, e como elas impactam a saúde mental dos discentes, foram adotados os seguintes métodos de avaliação: questionário e estudos estatísticos. Frente a isso, foi possível compreender como a aplicação das metodologias ativas no ensino remoto afetam a saúde mental dos discentes, de forma a possibilitar o melhor planejamento da disciplina de desenho para engenharia, assim provendo um ambiente de aprendizagem mais efetivo e moldado para o ensino remoto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.