AVALIAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS APLICADA À DISCIPLINA DE DESENHO PARA ENGENHARIA DO CENTRO DE TECNOLOGIA UFC COM FOCO NO IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DOS DISCENTES NO ENSINO REMOTO

Autores

  • Jandson Albuquerque Alves
  • Wesley Pereira Linhares
  • Davi de Oliveira Rodrigues Silva
  • Breno Bezerra Freitas
  • Eugênio Castro
  • Antonio Paulo de Hollanda Cavalcante

Resumo

As transformações no mundo afetaram a forma com que a educação é disseminada e surgem então as 'metodologias de aprendizagem ativas' que visam valorizar o protagonismo dos discentes no processo de aprendizagem, gerando assim um ambiente de ensino mais colaborativo e participativo, que facilita o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Porém, com o agravamento da pandemia da Covid-19 e o distanciamento social, que já se estende há mais de um ano no Brasil, o modelo de ensino remoto afeta os discentes de uma forma totalmente nova, somando esses fatores, há a ocorrência de grande impacto no meio acadêmico em 2021. Com este cenário de ensino remoto, a Monitoria da disciplina de Desenho Para Engenharia (DPE) da Universidade Federal do Ceará tem como objetivo desenvolver no corpo discente a cognição espacial (leitura e interpretação) e representação (normas, projeções, introdução à projetos), onde através deste trabalho busca-se compreender e analisar como as atividades realizadas pela mesma impactam a saúde mental dos discentes durante o semestre 2021.1. Dispondo de ferramentas digitais e o auxílio de instrumentos de desenho técnico, o presente trabalho apresenta as pedagogias aplicadas de taxonomia de Bloom e o aprendizagem baseada em projetos (utilizando os objetivos instrucionais: cognitivo, psicomotor e afetivo) aplicadas com as tecnologias, para entender e analisar como comportou-se a saúde psicológica dos discentes. Sendo assim, para avaliar as metodologias ativas aplicadas à disciplina de Desenho Para Engenharia, e como elas impactam a saúde mental dos discentes, foram adotados os seguintes métodos de avaliação: questionário e estudos estatísticos. Frente a isso, foi possível compreender como a aplicação das metodologias ativas no ensino remoto afetam a saúde mental dos discentes, de forma a possibilitar o melhor planejamento da disciplina de desenho para engenharia, assim provendo um ambiente de aprendizagem mais efetivo e moldado para o ensino remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação à Docência