AVALIAÇÃO DOS MONITORES DA DISCIPLINA DE ABS V ACERCA DO USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS NO EAD DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC
Resumo
Dentro do cenário de pandemia atual, foi necessário que as universidades, incluindo a Universidade Federal do Ceará (UFC), buscassem métodos para adaptarem-se ao sistema de educação a distância, a fim de minimizar os prejuízos ocasionados pela suspensão temporária das atividades presenciais. Os espaços virtuais de aprendizagem se tornaram, portanto, os únicos canais entre docentes e discentes. Objetivou-se, assim, realizar uma investigação sobre o uso e a aceitação das plataformas digitais utilizadas pelos alunos da UFC. Foi aplicado um questionário online (Google form), contendo perguntas objetivas e subjetivas, sobre os ambientes virtuais utilizados na UFC. Além disso, foi aberto, no questionário, um espaço para críticas e sugestões. Foram analisadas 60 respostas (discentes do primeiro ao quinto semestre), com idades variando entre 18 e 30 anos, as quais apontaram que, dentre as opções de plataformas, as mais utilizadas foram: Google Classroom (100%), SIGAA (80%), SOLAR (60%) e ZOOM (56,7%). Quando questionados sobre a plataforma de ambiente virtual de preferência, 94,9% recomendaram o Google Classroom. 56,7% dos alunos consideraram muito fácil o manuseio com as plataformas. Dentre os aplicativos para realização de provas on-line, 96,7% utilizaram o Google form, seguido pelo Google classroom (30%) e Socrative (16,7%). 84,3% dos alunos afirmaram ter preferência em realizar as provas online pelo Google form, seguido pelo Socrative (7,8%). Quando questionados sobre uma situação hipotética de término da necessidade de distanciamento social, a maioria escolheu um esquema híbrido de aulas (66%) e provas presenciais (59,3%). A avaliação das preferências dos alunos sobre os ambientes virtuais (aulas e provas) é uma ferramenta preciosa para o corpo docente da UFC, pois permite a adoção de estratégias eficientes e práticas, melhorando, dessa forma, a qualidade do ensino. Além disso, a maioria dos alunos demonstrou interesse em manter aulas híbridas com provas presenciais.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
AVALIAÇÃO DOS MONITORES DA DISCIPLINA DE ABS V ACERCA DO USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS NO EAD DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(4), 2742. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75868