CLASSIFICANDO LOGOTIPOS QUANTO AOS NÍVEIS DA LINGUAGEM VISUAL E QUANTO À PREGNÂNCIA
Resumo
Os Níveis da Linguagem Visual - conceitos apresentados na disciplina de Elementos da Programação Visual do curso de Design da UFC, dizem respeito a como as mensagens visuais são expressadas e interpretadas. Segundo Donis A. Dondis, no nível representacional aquilo que observamos é retratado de maneira fotográfica e detalhada, no nível abstrato essa mensagem é reduzida às suas características mais elementares e no nível simbólico estão as mensagens visuais que têm significado atribuído pelos homens e que são reconhecidas de forma global. Tendo em vista a importância desses conceitos, o presente estudo busca investigar sua aplicação no campo do desenho de marcas, categorizá-las dentro dos níveis apresentados e investigar a pregnância de cada categoria. Considera-se aqui a lei básica da percepção visual da Gestalt, que define pregnância como a forma dotada de harmonia e equilíbrio visual. O estudo da bibliografia da disciplina, que inclui títulos como Sintaxe da Linguagem Visual (Donis A. Dondis), Gestalt do Objeto (João Gomes Filho) além do livro Design de Identidade de Marca (Alina Wheeler), servirá de base para a classificação dos logotipos. A maior ou menor pregnância relativa entre as categorias será testada em workshop realizado com os alunos do semestre 2021.2 do curso de Design. A partir da leitura dos títulos citados, foi possível encontrar relação entre os conceitos de A. Dondis e a categorização apresentada por Alina Wheeler de Marcas Pictóricas e Marcas Abstratas, onde a autora também elenca alguns logotipos. É interessante notar que ela não traz uma categoria que converse diretamente com o terceiro nível tratado por Dondis A. Dondis, visto que logotipos têm forte caráter simbólico, na medida em que são criados e significados pelo homem. Deste modo, a categorização proposta trará apenas os dois primeiros níveis da linguagem, conforme indicado por Wheeler, apresentando exemplos mais atuais e pertinentes de logotipos.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
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