CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A APROPRIAÇÃO DESSE CONCEITO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Resumo
O presente trabalho trata da percepção das peculiaridades do conceito de currículo na Educação Infantil, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (BRASIL, 2009) e a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil BNCC-EI (BRASIL, 2017). Tais peculiaridades não têm sido, muitas vezes, consideradas pelos profissionais que atuam em creches ou pré-escolas (CRUZ e CRUZ, 2011; OSTETTO, 2000; RINALDI, 1999). Assim, é relevante que seja investigada a contribuição da formação dos futuros pedagogos para a apropriação desse conceito central para a qualidade dessa etapa da educação. Este trabalho procurou apreender como os estudantes da disciplina “Propostas Pedagógicas e Práticas de Educação Infantil” (PPPEI), do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED-UFC) se apropriaram do conceito de currículo na Educação Infantil, identificando possíveis mudanças em relação ao conhecimento que eventualmente possuíam anteriormente. O levantamento foi realizado por meio de um formulário online, aplicado em agosto de 2021, o qual continha três perguntas abertas e uma pergunta dicotômica, sendo respondido por 35% dos estudantes. As respostas indicam que, antes de cursar a disciplina supracitada, os estudantes tinham um conhecimento nulo, equivocado ou frágil acerca do currículo na Educação Infantil. Após cursar a disciplina, os alunos manifestaram possuir um conhecimento sobre o tema, bem como identificaram mudança em sua concepção de currículo, afirmando enxergá-lo de uma forma mais ampla. No entanto, parece que esse conhecimento ainda não foi bem apropriado (por exemplo, apenas um estudante citou o papel da escuta das crianças para a definição do currículo). Portanto, cursar PPPEI contribuiu para que os estudantes adquirissem, corrigissem ou ampliassem o conhecimento acerca do currículo na Educação Infantil, mas há necessidade de maior investimento da disciplina para uma apropriação mais consistente.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
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