ELABORAÇÃO DA PRÁTICA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL A SER ADICIONADA À DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO DE INSTRUMENTAÇÃO, MEDIDAS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS (DEE/UFC)
Resumo
Com intuito de melhorar cada vez mais a experiência prática da disciplina de Instrumentação, Medidas e Instalações elétricas (IMIE), foi proposto a adição de mais uma prática de laboratório ao plano de ensino da disciplina, visando englobar uma área da Engenharia Elétrica de bastante relevância junto ao conhecimento sobre instalações elétricas já ofertado: a automação no ambiente residencial. A adição dessa prática tem como objetivo buscar a inserção do conhecimento adquirido na disciplina de IMIE junto à nova realidade presente no ramo de instalações elétricas residenciais, inserindo os alunos em práticas que aumentem seu conhecimento sobre a área de automação a partir de experiência prática. Para inclusão dessa nova prática, o Departamento de Engenharia Elétrica (DDE), adquiriu o dispositivo para automatização residencial Sonoff Mini, que permite a automatização de lâmpadas e outros equipamentos, permitindo seu acionamento via app instalado no celular ou controle por voz. Para realização da prática laboratorial, seria pedido aos alunos com antecedência, que baixassem em seus celulares o app de controle do Sonoff Mini, o eWeLink – Smart Home, para agilizar na realização da prática. Seguindo o roteiro proposto, o aluno faria o registro no app e se conectaria ao equipamento, podendo realizar as atividades propostas no roteiro. O desenvolvimento de mais uma prática para a disciplina mostra-se de grande importância, poisfomenta o conhecimento dos alunos acerca de tal área das instalações elétricas residenciais, como também influencia diretamente a atividade à docência por parte do monitor, ao preparar materiais, roteiros de prática e adaptá-los de maneira a serem melhor aproveitados dentro da disciplina.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.