ENSINO A DISTÂNCIA NO MÓDULO DE GENÉTICA: VANTAGENS E DESVANTAGENS
Resumo
Introdução: Com o advento da Pandemia de Covid-19, o ensino passou a ser à Distância (EaD), o que trouxe muitos desafios a enfrentar para que o conteúdo da disciplina de Genética da Universidade Federal do Ceará (UFC) não perdesse em qualidade. Essa disciplina é um componente curricular obrigatório para os estudantes do 1º semestre da Medicina, o primeiro módulo e contato dos alunos com a Universidade. Com isso, a monitoria também se modificou. Objetivo: Analisar as vantagens e desvantagens do ensino remoto para os estudantes do módulo de Genética enquanto alunos do 1º semestre da Medicina na UFC. Métodos: Trata-se de uma análise quantitativa construída a partir de uma pesquisa online de delineamento transversal, por meio de um formulário, feito na ferramenta Google Forms, o qual contou com a participação de 52 estudantes do 1º semestre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Resultados/Discussão: A desvantagem mais assinalada pelos discentes foi a frustração com a faculdade na modalidade EaD para 39 (75%) dos 52 participantes da pesquisa, em segundo lugar, a carga horária de atividades extracurriculares segundo 27 participantes (52%) e em terceiro lugar foi indicada a perda de foco nas aulas de acordo com 21 estudantes (40,4%). As principais vantagens foram a falta de deslocamento até a faculdade para 34 alunos (65,4%), o menor desgaste orgânico individual para 28 discentes (53,8%) e o fácil acesso aos materiais de estudo segundo 25 alunos (48,1%). Conclusão: Conclui-se que o deslocamento é um problema solucionado no EaD, as postagens de materiais de ensino na plataforma utilizada foi um facilitador do aprendizado. Por outro lado, há frustração do aluno que anseia a vivência no campus, mas a carga de atividades extracurriculares também é uma dificuldade advinda do ensino remoto. Chama atenção a perda de foco, suscitando estratégias a serem adotadas pelos monitores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.