ENSINO A DISTÂNCIA NO MÓDULO DE GENÉTICA: VANTAGENS E DESVANTAGENS

Autores

  • Roberta Goncalves Barroso Teixeira
  • Eduardo Sidney Guerreiro Costa Filho
  • Jhonatan Matheus Mendonça dos Santos
  • João Pedro Sobreira Borges
  • Miguel Emerick Correa
  • Silvia Helena Barem Rabenhorst

Resumo

Introdução: Com o advento da Pandemia de Covid-19, o ensino passou a ser à Distância (EaD), o que trouxe muitos desafios a enfrentar para que o conteúdo da disciplina de Genética da Universidade Federal do Ceará (UFC) não perdesse em qualidade. Essa disciplina é um componente curricular obrigatório para os estudantes do 1º semestre da Medicina, o primeiro módulo e contato dos alunos com a Universidade. Com isso, a monitoria também se modificou. Objetivo: Analisar as vantagens e desvantagens do ensino remoto para os estudantes do módulo de Genética enquanto alunos do 1º semestre da Medicina na UFC. Métodos: Trata-se de uma análise quantitativa construída a partir de uma pesquisa online de delineamento transversal, por meio de um formulário, feito na ferramenta Google Forms, o qual contou com a participação de 52 estudantes do 1º semestre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Resultados/Discussão: A desvantagem mais assinalada pelos discentes foi a frustração com a faculdade na modalidade EaD para 39 (75%) dos 52 participantes da pesquisa, em segundo lugar, a carga horária de atividades extracurriculares segundo 27 participantes (52%) e em terceiro lugar foi indicada a perda de foco nas aulas de acordo com 21 estudantes (40,4%). As principais vantagens foram a falta de deslocamento até a faculdade para 34 alunos (65,4%), o menor desgaste orgânico individual para 28 discentes (53,8%) e o fácil acesso aos materiais de estudo segundo 25 alunos (48,1%). Conclusão: Conclui-se que o deslocamento é um problema solucionado no EaD, as postagens de materiais de ensino na plataforma utilizada foi um facilitador do aprendizado. Por outro lado, há frustração do aluno que anseia a vivência no campus, mas a carga de atividades extracurriculares também é uma dificuldade advinda do ensino remoto. Chama atenção a perda de foco, suscitando estratégias a serem adotadas pelos monitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação à Docência