ESCRITA E REFLEXÃO: O PENSAMENTO CRÍTICO COMO ALIADO DA FORMAÇÃO FILOSÓFICA NA MONITORIA DE INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

Autores

  • Ed Ney Goncalves Braga
  • Breno Emanuel de Castro Meneses
  • Cicero Antonio Cavalcante Barroso

Resumo

O conhecimento sobre o pensamento crítico enquanto área de estudo, somado com as experiências de monitoria, foi o que nos possibilitou a elaboração deste trabalho. Nosso objetivo é descrever a atividade de monitoria da cadeira de Introdução à Filosofia e evidenciar como ela se relaciona com a promoção do pensamento crítico. O estudo foi baseado nas diversas experiências pessoais dos autores, principalmente nas que foram obtidas durante a monitoria, como o contato com os alunos e a correção dos vários ensaios produzidos por eles ao longo do tempo, e a utilização da literatura acadêmica (livros e artigos) sobre o assunto em questão. Notou-se que a atividade de monitoria consistia principalmente na correção de ensaios e na orientação aos alunos sobre como poderiam evoluir em suas atividades de escrita e argumentação filosófica. Essa orientação era feita recomendando-se aos alunos que explicitassem quais teses defendiam, justificassem essas teses de forma compreensível, e pensassem sobre como elas poderiam lidar com contra-argumentos (muitas vezes apresentados pelos próprios monitores). Tais atividades possuíam como objetivo a promoção de uma escrita sistemática e argumentativa, e possibilitaram aos alunos reflexões sobre a natureza e a origem de suas crenças, sobre a existência de boas razões para mantê-las, e sobre a possibilidade de aperfeiçoa-las, ou se necessário modificá-las, em relação ao tema solicitado. Essas atividades se conectam com o pensamento crítico na medida em que a maioria das definições e concepções de pensamento crítico incluem uma formação de crenças cuidadosa, reflexiva e orientada para um objetivo intelectual específico, como a verdade ou a razoabilidade. A monitoria de Introdução à Filosofia demonstrou-se conectada ao pensamento crítico na medida em que tentou, por meio de suas atividades, promover objetivos que são academicamente tidos como constitutivos do pensamento crítico.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação à Docência