ESTUDO DO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE FÍSICA FUNDAMENTAL NA MODALIDADE REMOTA NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – UFC
Resumo
Pesquisas apontam que a maior taxa de evasão dos alunos de engenharia se dá na primeira metade do curso, no período chamado “ciclo básico”. Trabalhamos esse semestre com os alunos do primeiro ano do ciclo básico na disciplina de Física Fundamental para Engenharia. A proficiência em física é crucial para que o aluno desenvolva modelos teóricos e matemáticos para sistemas de engenharia. E dada a sensibilidade econômica e psicológica, somada a dificuldade de adaptação dos alunos e professores ao regime de ensino remoto, tornou-se interessante a análise do desempenho das atividades realizadas ao longo do semestre. A metodologia adotada na primeira metade do ano letivo foi o de acompanhamento livre e individual de cada aluno usando meios de comunicação informais e digitais (WhatsApp). O aluno poderia perguntar ao monitor sobre a questão, porém o monitor apenas poderia apenas guiar o aluno sem informar a resolução completa. Ao longo das atividades foram identificada uma grande dificuldade dos alunos em descrever os fenômenos físicos envolvidos. Habilidade tão importante quanto a de resolver problemas analiticamente. Serão apresentados gráficos informativos do desempenho dos alunos nas avaliações parciais e do índice de evasão das atividades. Dada a dificuldade extra de passar conceitos físicos no regime remoto, na segunda metade do ano letivo, em vez de uma abordagem individual, serão feitas reuniões virtuais síncronas com os monitores a fim de ajudar os alunos, que já ingressaram na UFC de forma online, sem o acolhimento do campus, a sentirem-se mais confortáveis com o modelo de educação remota afim de melhorar o entendimento conceitual físico para melhor aproveitamento do semestre de 2021.2Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
ESTUDO DO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE FÍSICA FUNDAMENTAL NA MODALIDADE REMOTA NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – UFC. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(4), 2902. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/76028