FILOSOFIA DA DIFERENÇA E EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO E CAPACITAÇÃO PARA ENSINO DE FILOSOFIA
Resumo
O processo de formação de professores é um dos aspectos mais importantes quando pensamos a educação, é durante esse momento que se mostra o papel do professor, tanto p em sala de aula, quanto na sociedade, para que se possa engendrar em uma educação mais democrática. Nesses termos, o Programa de Iniciação à Docência (PID), busca incentivar e incluir alunos nas atribuições de monitores como um apoio ao trabalho dos professores, principalmente no contexto de pandemia em que se faz necessário o uso de plataformas virtuais de ensino, e que seja uma maneira de compreender e adentrar no fazer educacional, sendo também um suporte para os alunos. Durante a atuação de monitoria das disciplinas de Capacitação para o Ensino de Filosofia e Estágio III e IV, os alunos foram imersos em novas formas de se pensar a sala de aula utilizando a filosofia da diferença dos filósofos Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault como ponto de partida para criar novas ligações com uma filosofia que pensa através da criação. Além disso, filósofos brasileiros como Silvio Gallo, também foram postos para estudo e discussão a fim de incorporar diferentes pensamentos, para que o ato de ensinar filosofia possa se expandir com outras formas de se pensar a educação. A realização das atividades se deu através de seminários grupais e da criação de propostas de aula para turmas do Ensino Médio, em que se pensou na possibilidade de uma maior experimentação, tanto para criar quanto para ministrar aulas, para que os alunos pudessem construir essa relação entre a filosofia e o ato de ensinar, como uma educação mais humana e didática, além da disponibilização das aulas gravadas e de outros materiais para uso dos alunos. Ao final do semestre, pode-se perceber os frutos dados por essas ações, em que se construiu uma filosofia que pensa o ensino fora dos moldes impostos socialmente, mas que produz ligações com seus alunos, aproximando e tornando possível um pensamento que cria e se expande.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.