FORMULÁRIOS ONLINE COMO MÉTODO ALTERNATIVO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO REMOTO DE MICROBIOLOGIA BÁSICA
Resumo
A pandemia de COVID-19 demandou diversas adaptações de alunos e professores para que pudessem continuar com o ensino na Universidade. A implementação do ensino remoto exigiu muito da criatividade dos docentes para a conversão de suas metodologias presenciais para o ambiente virtual, e a impossibilidade da realização de provas tradicionais tornou necessário o desenvolvimento de novos métodos de avaliação. Diante disso, os monitores da disciplina de Microbiologia Básica (CH0857) sugeriram a aplicação de minitestes semanais, realizados via Google Formulários, abordando o conteúdo das aulas da semana como forma de avaliação. Os alunos foram consultados no início da disciplina quanto à sua preferência entre minitestes semanais ou 3 avaliações parciais, com 96% dos 50 alunos que responderam à pesquisa preferindo os minitestes. Dessa forma, os monitores elaboraram e corrigiram, a cada semana, os minitestes acerca das aulas ministradas pela docente naquela semana e disponibilizaram para os alunos via Google Classroom na segunda feira às 08:00h, deixando o envio disponível até o domingo às 23:59h. Após consolidação das notas, 85% dos alunos foram aprovados com média maior que 7,0, com a média geral das turmas chegando a 8,4. Ao fim do semestre, os alunos responderam um questionário acerca de suas percepções sobre a disciplina, onde 100% consideraram a avaliação por minitestes proveitosa, 95,2% acreditam que a dificuldade dos minitestes acompanhou a dificuldade das aulas, 95,2% acreditam que os minitestes ajudaram a fixar o conteúdo, 97,6% preferem que a disciplina continue com os minitestes semanais, e 100% acreditam que os monitores contribuíram para o aprendizado. Dessa forma, fica claro que a realização de minitestes semanais é uma alternativa proveitosa para substituir métodos de avaliação tradicionais, sobretudo no ensino remoto, e que o trabalho dos monitores foi importantíssimo para o sucesso da disciplina.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
FORMULÁRIOS ONLINE COMO MÉTODO ALTERNATIVO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO REMOTO DE MICROBIOLOGIA BÁSICA. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(4), 2929. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/76055