IMPACTO DO CONTATO COM PEÇAS CADAVÉRICAS NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA
Resumo
INTRODUÇÃO: O uso de peças cadavéricas é feito, há séculos, no ensino da anatomia (ENKE, 2005), mas, no contexto pandêmico da COVID-19, a educação virtual tem sido a única modalidade de ensino possível para seguir os protocolos sanitários (SINGAL, 2020). Contudo, estratégias alternativas de ensino em anatomia, tais como recursos computadorizados e aulas apenas teóricas, não substituem o aprendizado anatômico, nem a consolidação do conhecimento favorecido pelo uso dessas peças (NOBESCHI, 2008). OBJETIVO: Neste estudo, tentamos comparar o grau de aprendizagem entre alunos que participaram de aula prática de anatomia e alunos que utilizaram apenas métodos alternativos, e, assim, avaliar o impacto do contato orientado com as peças cadavéricas no ensino da anatomia. METODOLOGIA: Para tanto, foram colhidos dados acerca do desempenho dos discentes do primeiro período do curso de enfermagem da Universidade Federal do Ceará na avaliação de anatomia. No total, 41 alunos fizeram a avaliação, dos quais 19 haviam participado da aula prática com peças de cadáver e os outros 22 empregaram apenas estratégias alternativas de aprendizagem. RESULTADOS: Com os dados coletados, observa-se que a média das notas dos alunos que tiveram aula prática foi de 8,68, já a média das notas dos alunos que não participaram dessa aula foi de 7,93. Constatou-se que, entre os 10 alunos que alcançaram as maiores notas, 7 participaram da aula prática, ao passo que, entre os 10 alunos que obtiveram as menores notas, apenas 1 participou da aula prática. CONCLUSÃO: Podemos concluir que o contato orientado com peças cadavéricas impactou positivamente o desempenho desses discentes, refletindo sua importância para consolidação do conhecimento. Seria mais interessante novos estudos com uma amostra maior para obtenção de resultados mais consistentes e que retratem com maior fidedignidade a importância do ensino da anatomia em peças.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.