MODELAGEM DIGITAL DA CIDADE E ENSINO REMOTO: UMA EXPERIÊNCIA COLETIVA NO DESENHO DE EDIFÍCIOS E INTERVENÇÕES URBANAS
Resumo
O processo de desenvolvimento de um projeto arquitetônico sintetiza a influência de múltiplos fatores que orientam a base de estratégias projetuais e premissas conceituais a serem materializadas como forma de intervenção urbana. Dentre esses fatores, o conhecimento das características do entorno e do terreno perde qualitativamente a sua potencialidade de conduzir diretrizes para o exercício de projeto, sabendo-se do comprometimento da apreensão e investigação prática dos alunos devido às repercussões do ensino remoto e da pandemia da COVID-19, que impactaram diretamente na impossibilidade de realizar visitas de campo nas condições de isolamento social. Nesse sentido, com o objetivo de mitigar os efeitos negativos da modalidade remota sobre as reflexões relacionadas ao lugar da intervenção, a disciplina de Projeto Arquitetônico 5 adotou o suporte de ferramentas virtuais de análise do entorno, junto à utilização de softwares de dados georreferenciados e modelagem 3D para produzir um desenho virtual que mais se aproximasse das propriedades reais da área de estudo. Partindo de um modelo produzido preliminarmente e disponibilizado nas etapas iniciais da disciplina, o trabalho foi aprimorado de maneira participativa. À medida em que os alunos se aprofundavam em relação ao conhecimento do terreno, suas contribuições iam melhorando a qualidade da modelagem final, que retornava como base prioritária das decisões arquitetônicas tomadas pelas equipes de trabalho. Com isso, para fins de análise dessa experiência, foi realizado um questionário com a turma a respeito dos impactos da ausência de visitas ao local e qual relevância a modelagem produzida representou nessa circunstância. A partir das respostas dessa aferição, foi possível constatar que a maioria dos participantes considera que o ensino remoto impactou o desenvolvimento do projeto, ao passo que a maioria também afirma que a modelagem contribuiu positivamente enquanto recurso alternativo.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
MODELAGEM DIGITAL DA CIDADE E ENSINO REMOTO: UMA EXPERIÊNCIA COLETIVA NO DESENHO DE EDIFÍCIOS E INTERVENÇÕES URBANAS. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(4), 3025. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/76151