MONITORIA VIRTUAL: DIFICULDADES E POTENCIALIDADES MEDIANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19

Autores/as

  • Thiago Lourenco de Oliveira
  • Ernesto Sousa Barros
  • Andrea Bezerra Rodrigues

Resumen

Devido à pandemia de COVID-19, que teve seu início em março de 2020, muitas medidas sociais de prevenção foram tomadas como o isolamento social e a suspensão das atividades presenciais para evitar aglomerações. Dessa forma, afetando diretamente a realização das monitorias da disciplina que aconteciam presencialmente. Por consequência, todos tiveram que se adaptar às novas metodologias e desafios. Objetivou-se relatar os principais desafios e potencialidades de monitorias virtuais pela percepção dos monitores. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, do tipo relato de experiência, produzido a partir da vivência das monitorias da disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar do Adulto em Situações Clínicas e Cirúrgicas no período do primeiro semestre do ano de 2021. O relato teve um enfoque voltado para os desafios e potencialidades das monitorias online. Foi utilizada a metodologia de apresentação de PowerPoint pela plataforma Meet do Google. Inicialmente, houve uma baixa adesão dos alunos na monitoria síncrona, devido às dificuldades como falta de acesso a um computador pessoal ou baixa qualidade de Internet. Mediante essa situação, foram confeccionados e compartilhados online com os alunos materiais de slides com os principais tópicos dos assuntos abordados, dessa forma, buscando reduzir a problemática da ausência dos alunos na monitoria online. A partir disso, se utilizando de potencialidades como diferentes metodologias por meio da internet (incluindo formulários e plataformas online) para estar incluindo o aluno nas atividades da monitoria. Concluindo que, mesmo nas dificuldades que surgiram, o monitor conseguiu desenvolver outras estratégias de ensino que, mesmo assíncronas, os alunos conseguiam estar utilizando e fazendo proveito do material, dessa forma, potencializando a qualidade do ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XXX Encontro de Iniciação à Docência