O SOFTWARE DATAGEOSIS COMO FERRAMENTA DE APOIO ÀS AULAS PRÁTICAS REMOTAS DE TOPOGRAFIA
Resumo
No contexto atual, muitas áreas sofrem com os impactos negativos causados pelo afastamento social, que foi necessário devido à pandemia do novo coronavírus. A educação foi uma das mais afetadas. No ensino superior, por exemplo, as aulas práticas sofreram bastante com isso, pois muitas delas necessitam que haja uma interação com equipamentos, materiais e com um espaço adequado. Dentro do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Ceará (UFC), uma das disciplinas mais impactadas foi a topografia. As aulas práticas dessa disciplina são realizadas em campo, onde se coleta informações de um terreno para o posterior processamento e obtenção de produtos referentes ao mesmo. No ensino remoto, não é possível realizar a coleta desses dados, pois são necessários um espaço adequado e equipamentos específicos para fazê-la. Visando minimizar esses impactos e proporcionar aos alunos um ensino mais próximo das práticas realizadas presencialmente, adotou-se o software DataGeosisos como apoio para o processamento de dados relativos a levantamentos planialtimétricos. Os dados utilizados são referentes a levantamentos realizados antes da pandemia. Para que isso fosse possível, o técnico do Laboratório de Geomática Aplicada (LAG), monitores e professores elaboraram materiais de orientação de utilização do software e os monitores fizeram acompanhamentos semanais para o desenvolvimento de um trabalho prático utilizando-se o DataGeosis. A partir desses esforços, os resultados esperados são a melhor assimilação dos conceitos práticos de topografia com o auxílio do DataGeosis e uma maior percepção de aprendizado por parte dos alunos. Por mais que o aprendizado no ensino remoto não se equipare ao presencial, é indubitável que a tecnologia oferece várias alternativas que podem minimizar os impactos causados ao aprendizado prático, permitindo que os alunos continuem tendo a vivência prática e aprendendo, ainda que de modo adaptado.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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