O SOFTWARE DATAGEOSIS COMO FERRAMENTA DE APOIO ÀS AULAS PRÁTICAS REMOTAS DE TOPOGRAFIA

Autores

  • Cesar Filho Rodrigues da Silva
  • Rafael Wendell da Silva
  • Nadja Glheuca da Silva Dutra Montenegro

Resumo

No contexto atual, muitas áreas sofrem com os impactos negativos causados pelo afastamento social, que foi necessário devido à pandemia do novo coronavírus. A educação foi uma das mais afetadas. No ensino superior, por exemplo, as aulas práticas sofreram bastante com isso, pois muitas delas necessitam que haja uma interação com equipamentos, materiais e com um espaço adequado. Dentro do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Ceará (UFC), uma das disciplinas mais impactadas foi a topografia. As aulas práticas dessa disciplina são realizadas em campo, onde se coleta informações de um terreno para o posterior processamento e obtenção de produtos referentes ao mesmo. No ensino remoto, não é possível realizar a coleta desses dados, pois são necessários um espaço adequado e equipamentos específicos para fazê-la. Visando minimizar esses impactos e proporcionar aos alunos um ensino mais próximo das práticas realizadas presencialmente, adotou-se o software DataGeosisos como apoio para o processamento de dados relativos a levantamentos planialtimétricos. Os dados utilizados são referentes a levantamentos realizados antes da pandemia. Para que isso fosse possível, o técnico do Laboratório de Geomática Aplicada (LAG), monitores e professores elaboraram materiais de orientação de utilização do software e os monitores fizeram acompanhamentos semanais para o desenvolvimento de um trabalho prático utilizando-se o DataGeosis. A partir desses esforços, os resultados esperados são a melhor assimilação dos conceitos práticos de topografia com o auxílio do DataGeosis e uma maior percepção de aprendizado por parte dos alunos. Por mais que o aprendizado no ensino remoto não se equipare ao presencial, é indubitável que a tecnologia oferece várias alternativas que podem minimizar os impactos causados ao aprendizado prático, permitindo que os alunos continuem tendo a vivência prática e aprendendo, ainda que de modo adaptado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação à Docência