O USO DA GAMIFICAÇÃO NA AULA DE ELE: UM RECURSO ATRATIVO
Resumo
Com o presente trabalho objetivamos discutir uma proposta didática com o uso da gamificação no projeto Monitoria da Língua Espanhola – Semestres Iniciais (Noturno), do curso de Letras Espanhol. No ensino, com direcionamento específico para o ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (ELE), é iminente a utilização de recursos atrativos com fins de motivar e facilitar a aprendizagem do alunado, por isso, e diante das várias competências e habilidades demandadas por um aprendiz de língua estrangeira reforçaremos as contribuições do uso da gamificação (do original em inglês gamification) como recurso para uma aprendizagem significativa no processo de aquisição e estabelecimento de novos conhecimentos no tratamento gramatical, lexical e sociocultural, além da possibilidade da prática das destrezas expressivas (expressão escrita e oral) e interpretativas (compreensão auditiva e leitora). Para tratar sobre o conceito e uso da gamificação no ensino e aprendizagem, contamos com o aporte teórico de Leffa (2006; 2014) e autores como Santaella, Nesteriuk, Fava (2018), Signori, Guimarães (2016), Fardo (2013). Além de referências como Cobo (2016) para tratar sobre a necessidade de adesão às novas tecnologias na área, e outros autores em busca de trazer à discussão aspectos relevantes da temática em questão. Propomos a aplicação de um projeto que visa à criação desses jogos com fins didáticos, de forma cooperativa entre os estudantes/futuros professores de espanhol. Material que lhes servirá enquanto alunado como forma de fixar e praticar conteúdos e destrezas na língua, assim como de utilidade futura em suas práticas docentes. Acreditamos contribuir para reforçar a relevância da gamificação como um recurso que acompanha as necessidades dos estudantes atuais, assim como com o esclarecimento de aspectos importantes no tratamento da gamificação em busca de novas estratégias para uma aprendizagem significativa.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
O USO DA GAMIFICAÇÃO NA AULA DE ELE: UM RECURSO ATRATIVO. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(4), 3127. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/76253