PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DE METODOLOGIAS DIFERENTES PARA AULAS DE MONITORIA
Resumo
A aprendizagem é um processo individual para cada pessoa e por isso novos modelos de aulas aprimoram o processo de ensino e entendimento do conteúdo proposto. As aulas baseadas em questões problemas são uma alternativa viável às aulas expositivas convencionais, pois colocam o aluno diante de uma situação clinica, impulsionando seu raciocínio lógico e aplicação do conteúdo previamente exposto. O objetivo do presente trabalho é analisar a percepção dos alunos da disciplina de Prótese Total acerca desses dois tipos de monitorias “aulas expositivas “ e “aulas baseadas em questões problemas”. Para isso foi produzido um questionário na plataforma GoogleForms, com perguntas objetivas sobre os dois tipos de monitoria supracitados levando em conta qual desses contribui melhor para construção e do conhecimento. Vinte alunos no total responderam a pesquisa e os resultados foram muito positivos para ambos os métodos em especial para as aulas baseadas em questões problemas – 85% dos alunos se sentiram completamente satisfeitos e nenhum dos alunos se sentiu insatisfeito ou completamente insatisfeito com essa modalidade, em contrapartida 5% dos alunos acreditam que o modelo de aula expositiva definitivamente não acrescenta conhecimento ao momento de estudo e 10 % responderam que este método pode ou não acrescentar conhecimento ao momento de estudo. Com isso, a utilização dessas duas metodologias combinadas parece ser uma alternativa viável ao método de aprendizagem convencional pois assim se é capaz de atingir os principais processos de fundamentação e fixação de conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.