PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA PESQUEIRA SOBRE A AULA PRÁTICA DE ABUNDÂNCIA E ESFORÇO DE PESCA.
Resumo
A captura por unidade de esforço de pesca (CPUE) é uma forma de representar a abundância aparente de um estoque pesqueiro, permitindo comparações entre diferentes embarcações e em espaços de tempo distintos. Também permite avaliar a produtividade de uma pescaria, indicando se o recurso explorado mantém seus números estáveis ou se o estoque está próximo de se tornar sobreexplotado. O objetivo da aula prática de CPUE foi ensinar os alunos da disciplina de Biologia Pesqueira a analisar dados obtidos em desembarques pesqueiros, calculando o esforço de pesca e a CPUE. Com o auxílio da plataforma Google Meets, foram demonstradas técnicas de coleta, tabulação e análise de dados de desembarques pesqueiros no programa Excel. Foi realizado o cálculo, passo a passo, dos esforços de pesca e da CPUE para cada embarcação. Um formulário com 3 perguntas foi aplicado aos alunos após a aula prática para que eles pudessem avaliar o desempenho dos monitores e a assimilação do conteúdo abordado. Foram fornecidas cinco opções para cada pergunta e disponibilizadas em ordem crescente de qualidade: “Péssimo”, “Ruim”, “Regular”, “Bom” e “Ótimo”. Metade dos alunos avaliaram a didática dos monitores como “Ótima”, enquanto a outra metade avaliou como “Boa”. Em relação ao domínio do conteúdo abordado pelos monitores, a maioria dos alunos, 71,4%, avaliou a didática dos monitores como "Ótima'' e os outros 28,6% como ''Boa”. Quanto ao aproveitamento do conteúdo pelos alunos, 50% avaliaram como "Ótimo'', 42,9% avaliaram como “Bom” e 7,1% avaliaram como “Regular”. Conclui-se que que a prática foi uma experiência que auxiliou os alunos a fixarem o conteúdo da disciplina, tendo esta sido satisfatória para a maioria dos discentes, visto que 92,9% avaliam como bom ou ótimo o seu aproveitamento.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA PESQUEIRA SOBRE A AULA PRÁTICA DE ABUNDÂNCIA E ESFORÇO DE PESCA. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(4), 3188. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/76315