PROPOSTA DE UM NOVO EXPERIMENTO PARA A DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL: “REAÇÕES DE PRECIPITAÇÃO, COMPLEXAÇÃO E OXIRREDUÇÃO: APLICAÇÕES ANALÍTICAS
Abstract
A percepção e identificação dos diferentes tipos de reações químicas, é uma habilidade de suma importância para o desenvolvimento do aprendizado em química, e nas suas futuras aplicações em análises, tendo em vista essa importância e com o intuito de facilitar essa compreensão, o presente trabalho propõe a realização de uma nova prática na disciplina de química geral, intitulada “Reações de precipitação, complexação e oxirredução: aplicações analíticas”. O experimento tem como objetivos, a comprovação de suas ocorrências e a utilização dessas em análises químicas. A prática consiste em uma série de reações que possibilita a verificação visível de seu acontecimento. Sendo composta por reações de precipitações, nas quais obtêm-se como produto a formação de precipitados, através de reagentes inorgânicos, além da verificação do efeito que outras substâncias podem causar a solubilidade desses precipitados. Por reações de complexação, que são de grande utilidade em análises, pois através da formação de complexos pode-se determinar a quantidade de uma espécie em solução. E reações de oxirredução, que nesse caso, é obtida pela mudança no estado de oxidação das espécies, acompanhando-se a troca de elétrons entre reagentes. Como o experimento possui um apelo visivelmente atrativo, por meio de mudanças de cores e formação de precipitados, espera-se um maior interesse dos alunos, ajudando assim no aprendizado do conteúdo e criando uma boa base de fundamentos para posteriores disciplinas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XXX Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.