SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Tifanny Horta Castro
  • Francisco Lucas de Freitas Moura
  • Roberta Meneses Oliveira

Resumo

Introdução: A simulação realística proporciona preparo para o aluno por meio de treinamento de habilidades e competências, pois este será treinado para ter sucesso em seu raciocínio estimulando a tomada de decisão, o julgamento clínico e o pensamento crítico¹. Objetivo: Relatar a experiência de monitores acadêmicos no uso da Aprendizagem em Entornos Simulados (MAES) no ensino e aprendizagem de alunos do 7º semestre em enfermagem. Método: Trata-se de um relato de experiência, que foi produzido durante o Programa de Iniciação à Docência da disciplina de Gerenciamento dos serviços de Saúde e de Enfermagem, no período de junho a julho de 2021. Os encontros foram de modo presencial nos dias dispostos pela disciplina, no qual, era escolhido pelos alunos um dos 20 casos com a temática relacionada com a disciplina, em que os alunos tinham que desenvolver o caso e simular intervenções a fim de solucionar o caso estabelecido. Resultados: As simulações eram feitas em 3º dias, no 1º dia os monitores explicam a dinâmica para os alunos e tiravam suas possíveis dúvidas, após isso eram escolhidos os casos para cada equipe. No 2º dia, os alunos eram estimulados a procurarem por artigos científicos para embasar a discussão do caso, além de preparar o roteiro da simulação. O último e 3º dia, era quando os alunos apresentavam o caso escolhido e realizavam a simulação, além disso, os alunos e monitores discutiam os pontos fortes e questões a serem melhoradas, sendo assim, a avaliação era realizada de forma dinâmica e leve. Conclusão: A utilização da MAES foi ferramenta significativa na aprendizagem do aluno, uma vez que busca preparar os estudantes para situações reais, colaborando, para sua formação profissional. Além disso, foi uma experiência rica para os monitores, pois sendo inseridos no cenário de ensino, contribui com a vivenciar a docência, além de minimizar a ansiedade do futuro profissional ao ingressar em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação à Docência