UMA ANÁLISE DESCRITIVA DAS UNIDADES PRISIONAIS POR MACRORREGIÃO DO BRASIL
Resumo
O trabalho trata-se de uma análise da ocupação das penitenciarias do Brasil, considerando somente as unidades que possuem mais de 300 vagas ofertadas, classificando-as através da porcentagem de ocupação, permitindo que seja mapeado no país quais regiões possuem unidades prisionais superlotadas. O objetivo do trabalho é analisar, com o apoio de ferramentas e modelos estatísticos, os dados do Conselho Nacional de Justiça do número de inspeções feitas em unidades prisionais. A base de dados consiste em 10 variáveis, especificamente: Quantidade de Inspeções feitas no ano, Estabelecimento, Situação do Estabelecimento, Condições, Quantidade de Vagas Ofertadas, Quantidade de Presos, Quantidade de Agentes Penitenciários, Quantidade de Fugas, Quantidade de Homicídios e Quantidade de Rebeliões. Inicialmente, o estudo dessa base de dados se dará através da organização dos dados e analise de cada uma das variáveis, escolhidas com o propósito de classificar e ranquear os estabelecimentos, utilizando-se de medidas numéricas, tais como: média, mediana, quartis, desvio-padrão, variância, e quanto a sua forma de distribuição, os valores atípicos, e a dispersão, a partir de gráficos (barras, histogramas). Sendo assim, os resultados obtidos nesse trabalho serão contributivos para outros projetos que buscam analisar a taxa de ocupação das penitenciárias Brasileiras e sua localidade, a fim de investigar efeitos econômicos dos presídios em municípios de pequeno e médio porte.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
UMA ANÁLISE DESCRITIVA DAS UNIDADES PRISIONAIS POR MACRORREGIÃO DO BRASIL. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(4), 3337. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/76464