USO DE SIMULAÇÃO NO ENSINO DE ESTÁTICA DOS SISTEMAS MECÂNICOS
Resumo
Durante a graduação em engenharia mecânica um dos grandes desafios dos alunos é entender como a teoria dos livros pode ser aplicada em atividades reais como uma força sendo aplicada em uma viga, por exemplo. O uso de softwares para simulação acaba sendo um excelente método de ensino para a disciplina de Estática dos Sistemas Mecânicos visto que aqui podem ser aplicados diversos tipos de problemas em situações diferentes utilizando a simulação por meio de softwares com exercícios adaptados ou do livro utilizado na disciplina. Onde esses mesmos problemas podem ser encontrados no mercado de trabalho de um engenheiro mecânico, logo tendo um contato inicial durante a graduação, será possível ter uma visão analítica mais precisa durante essas situações. Foi possível obter resultados que constatam a aplicação da metodologia de ensino com o uso da simulação é viável e uma boa ferramenta para a fixação dos conteúdos já que os alunos põem em prática todos os conceitos da teoria, aplica e ainda consegue visualizar todo o processo durante as etapas de simulação com o auxílio dos softwares. Além disso, se os alunos desde a disciplina de Estática dos Sistemas Mecânicos já utilizam os programas para resolver questões, em outras disciplinas que vem posteriormente a esta, já será possível aplicar as mesmas etapas para prosseguir com a resolução de questões e consequentemente o aluno será capaz de suprir os requisitos de algumas vagas de estágio, pois muitas empresas pedem o conhecimento em softwares como pré-requisito.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
USO DE SIMULAÇÃO NO ENSINO DE ESTÁTICA DOS SISTEMAS MECÂNICOS. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(4), 3367. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/76494