UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DE REPETIÇÃO ESPAÇADA, POR MEIO DO APLICATIVO ANKI, COMO FERRAMENTA DE APOIO NO ENSINO DE PARASITOLOGIA HUMANA
Resumo
INTRODUÇÃO: A disciplina de Parasitologia Humana envolve um grupo de doenças que se assemelham de forma significativa em seus diversos aspectos. Com efeito, é de suma importância o reconhecimento minucioso de características que as diferenciam para um melhor processo de aprendizagem. Para isso, pode-se utilizar recursos tecnológicos que auxiliam no processo de revisão por meio de repetições espaçadas e de perguntas direcionadas. Esse processo possibilita a fixação do conteúdo de forma mais eficaz e efetiva, mediante a programação das revisões individualizadas por intermédio do aplicativo Anki. OBJETIVO: Avaliar a eficácia do aplicativo Anki como ferramenta de apoio no processo de ensino - aprendizagem no módulo de Parasitologia Humana. METODOLOGIA: No presente estudo, foram elaborados três blocos de questões em diferentes abordagens para as seguintes doenças: giardíase, tricomoníase e nematodeoses. As perguntas foram disponibilizadas já por meio do aplicativo Anki com as revisões programadas conforme o desempenho individual para os alunos dos cursos de Biologia, Enfermagem e Odontologia do período 2021.1. Por fim, ao término da disciplina, foi encaminhado um formulário de avaliação da metodologia aplicada em uma escala de 1 – 5, em ordem crescente de satisfação. RESULTADOS/DISCUSSÃO: Totalizou-se 67 respostas. Pelos resultados foi possível observar que 97% dos alunos avaliaram a eficácia do método nos valores 4 e 5. Além disso, quanto ao modelo de resgate do conteúdo, 59,7% preferiram definições e perguntas diretas, enquanto 22,4% optaram por casos clínicos com itens. Por fim, das 67 respostas, 91% dos alunos informaram que pretendem incluir o uso do Anki em suas rotinas de estudo e 98,5% disseram que indicariam a um amigo. CONCLUSÕES: Portanto, é possível concluir que a utilização do aplicativo em questão mostrou-se bastante efetiva no ensino da Parasitologia, haja vista a análise da avaliação dos alunos quanto ao método aplicado.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
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