UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NAS AULAS REMOTAS DA DISCIPLINA DE PROCESSAMENTO DO PESCADO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19.
Resumo
O ensino a distância, durante o semestre 2021.1, impossibilitou a realização de aulas teóricas e práticas presenciais da disciplina de Processamento do pescado do curso de Engenharia de Pesca. Diante do cenário atual, surgiu a necessidade de buscar meios de interação entre estudantes, monitor e professor através das mídias digitais, facilitando a execução de aulas remotas. Com o objetivo de avaliar a utilização de novos recursos na relação ensino e aprendizagem, realizamos uma avaliação de satisfação através de um questionário contendo doze questões, sendo onze com opção de escolha pela escala Likert e uma questão com resposta subjetiva. No período avaliado, a disciplina estava com dez estudantes matriculados. As perguntas foram elaboradas abordando os seguintes temas: desempenho e aprendizado dos estudantes na disciplina, satisfação pela metodologia de ensino aplicada, participação do monitor e o impacto da pandemia de COVID-19 no desempenho dos alunos. As perguntas foram disponibilizadas pela plataforma do Google. Todos os estudantes matriculados na disciplina responderam ao questionário. Após análise dos dados obtidos, verificamos os seguintes resultados: 70% dos estudantes avaliaram que a disciplina foi ministrada com muita clareza; 90% consideraram que a disciplina é muito relevante para o curso; 50% acharam o grau de dificuldade da disciplina intermediário; 90% informaram que a pandemia interferiu muito na disciplina; 40% dos alunos se estavam plenamente envolvidos com a disciplina; 60% apresentaram interesse na área abordada; 70% avaliaram a qualidade do material didático como muito alta; 50% relataram que as avaliações estavam no mesmo nível das aulas ministradas; 40% avaliaram o desempenho do monitor como bom; e 40% acharam que as atividades remotas, utilizando mídias digitais, contribuíram no conhecimento dos assuntos. Portanto, os resultados demonstraram que os discentes avaliaram a metodologia de ensino de forma satisfatória.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NAS AULAS REMOTAS DA DISCIPLINA DE PROCESSAMENTO DO PESCADO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(4), 3386. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/76513