A FLEXIBILIZAÇÃO DO GÊNERO FÓRUM COMO ESTRATÉGIA DISCENTE PARA A PARTICIPAÇÃO NOS MÓDULOS DA DISCIPLINA DIFERENÇA E ENFRENTAMENTO PROFISSIONAL NAS DESIGUALDADES SOCIAIS
Resumo
A disciplina de Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais é ofertada, desde sua origem, totalmente à distância (SOLAR) para todos os cursos presenciais da Universidade Federal do Ceará (UFC). Devido ao quantitativo de alunos matriculados (aproximadamente, 400 alunos), faz-se uso do gênero fórum, como ferramenta de interação na relação professor-aluno, devido a sua versatilidade no que tange à assincronicidade e à criticidade do gênero escrito. Nele é possível fazer não só postagens opinativas sobre o assunto em questão, como também comentar a visão dos colegas, de modo a divergir ou convergir com essas opiniões. Tais características consolidaram o gênero fórum no Ensino à Distância (EAD). A proposta deste trabalho é demonstrar uma abordagem diferente daquilo que já foi observado em outras pesquisas sobre o gênero, como Bezerra (2011) e Gimenes (2019), acerca da linguagem formal e intelectual. Isso porque, observou-se a não utilização da norma padrão da língua portuguesa nos fóruns da turma 8 do semestre 2021.1. A presente pesquisa levou em consideração as postagens dos 5 fóruns, de temáticas distintas, que constroem a disciplina. Acredita-se que a flexibilização da linguagem padrão escrita identificadas na ausência de acentuação ou pontuação, uso incorreto da crase, dentre outros, trata-se de uma estratégia comunicativa que visa uma participação ativa e expositiva do pensamento crítico do discente no ambiente virtual de aprendizado. A pesquisa também aponta que esse método pode ser considerado como bem sucedido, uma vez que a informalidade não foi capaz de produzir, dentro dos fóruns, uma quebra na comunicação. Por fim, agradeço à Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos - CGPA e à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará pelo financiamento deste trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.