A FORMAÇÃO PERMANENTE E QUALIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA : RESSIGNIFICANDO O COMPONENTE CURRICULAR

Authors

  • Francisca Raquel Eduardo dos Santos
  • Maira Martins Lucas
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Abstract

O processo de ensino-aprendizagem e das práticas pedagógicas vem se reinventando de forma acelerada e constante, isso exige que os profissionais estejam mais atualizados e atentos às mudanças quanto a esse processo, ressignificando o componente curricular com o qual trabalham. Visando criar vínculos cada vez mais fortes e mais estreitos entre a universidade e os professores que trabalham com a educação física escolar no município de Eusébio, o projeto “Formação permanente e qualificação profissional em Educação Física e Esportes” atua promovendo encontros de formação continuada com o grupo de profissionais de educação física que atuam no município com objetivo atualizar e compartilhar conhecimentos de quem está na universidade agora e está tendo outros tipos de experiências. Em decorrência da pandemia, os encontros estão ocorrendo de forma virtual, contando com a presença da orientadora do projeto, dos bolsistas, dos profissionais de educação física e de representantes da prefeitura; quando necessário há também a presença de um professor convidado para ministrar a temática da formação. As reuniões vêm gerando debates riquíssimos para todas as partes envolvidas, levando o atual a quem já exerce a profissão e trazendo a nós bolsistas um olhar experiente que nos mostra com o que podemos nos deparar no exercício da profissão. Portanto, é cada vez mais evidente a necessidade de se manter esse vínculo ativo entre a universidade e a escola, a fim de tornar a educação física um componente curricular de todos, em que todos têm acesso às informações de forma mais equânime possível. E projetos como esse potencializam uma educação física qualitativamente diferenciada e promovem o fortalecimento da mesma.

Downloads

Published

2021-01-01

Issue

Section

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação