A HIDROGINÁSTICA E O TREINAMENTO FUNCIONAL NAS ALTERAÇÕES DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS
Resumo
OBJETIVO: Comparar a capacidade funcional de idosos praticantes de hidroginástica e treinamento funcional, METODOLOGIA: Trata-se de resumo de uma pesquisa de campo, exploratória, descritiva, comparativa, longitudinal, com análise qualitativa de dados, realizada no período de agosto de 2018 a junho de 2019, em 22 idosos que fazem hidroginástica ou treinamento funcional no Instituto Sênior, foram aplicados: o teste de caminhada de 6 minutos e uma lista de atividade diária Duke Activity Status Index (DASI). Tanto o teste de caminhada de 6 minutos como a Duke Activity Status Index (DASI) são instrumentos confiáveis para fazer uma avaliação da capacidade funcional. Aprovada pelo CEP-ESTÁCIO/FIC (n° 3.317.986). RESULTADOS: Foram avaliados 22 idosos, sendo 14 participantes de hidroginástica e 8 participantes de treinamento funcional, com idade média de 65,95±5,48, 14 da hidroginástica (2 homens e 12 mulheres), 8 do treinamento funcional (2 homens e 6 mulheres. Com 60 anos ou mais, na qual evidenciou-se que mesmo com o envelhecimento é possível fazer uma manutenção ou obter uma melhora na capacidade funcional através de atividades físicas como hidroginástica e treinamento funcional. CONCLUSÃO: A prática de atividades físicas está ligada diretamente à promoção ou manutenção da capacidade funcional como foi observada neste estudo. No teste de caminhada de 6 minutos os participantes da atividade de hidroginástica obtiveram um melhor desempenho nesse teste, já na lista de atividades diária (DASI) os participantes da atividade de treinamento funcional obtiveram um escore maior do que os de hidroginástica. O presente estudo serve de referência para futuros estudos ligados a capacidade funcional e o teste de caminha de minutos em praticantes de hidroginástica e treinamento funcional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.