A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA MARXISTA NO PENSAR DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DA DISCIPLINA DE DIFERENÇA E ENFRENTAMENTO PROFISSIONAL NAS DESIGUALDADES SOCIAIS

Autores

  • Pedro Vitor de Souza Silva
  • Maria Eduarda Soares de Souza
  • Maria de Fatima Costa De Souza

Resumo

A Disciplina Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais é uma disciplina ministrada totalmente a distância, ofertada pela Universidade Federal do Ceará a todos os seus alunos, independente do campi ou curso que estejam matriculados. Estruturada em cinco módulos, tal disciplina traz consigo temáticas relevantes que permeiam nossa sociedade. Entre os fóruns de discussão há o de “Educação ambiental”. O fórum em questão tem por pretensão estimular o pensar criticamente sobre a questão ambiental que tanto se faz necessária na atualidade. Tal estímulo ocorre através de reflexões e discussões sobre nossas atitudes diante da produção de lixo e o cuidado com a natureza, na preservação do meio ambiente em que estamos inseridos de forma geral. Tendo em vista tal problemática, o presente trabalho tem por objetivo mostrar a interferência da filosofia através da influência do pensamento marxista, que está fundamentado na crítica à produção de consumo capitalista que vai de encontro à questão ambiental. O fórum em questão, tem por base os materiais disponibilizados pelo docente responsável pelo fórum, para fomentar e fazer os alunos terem um olhar mais crítico sobre o tema, e as relações éticas entre a humanidade e o meio ambiente. A pesquisa foi realizada de forma específica, na turma 2 da disciplina, através da análise dos textos utilizados pelo docente para fomentar o trabalho dos alunos. Por fim, foi possível observar e identificar a importância do pensamento Marxista através dos comentários dos alunos, presentes em formulação de comentários mais críticos sobre relação homem-natureza dentro da sociedade capitalista, na qual estamos inseridos, apontados por termos como consumismo desenfreado e capitalismo. Agradecimentos à Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos - CGPA e à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará pelo financiamento deste trabalho.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação