A MODELAGEM 3D COMO FERRAMENTA DE MINIMIZAÇÃO DA EVASÃO DE ALUNOS DO CURSO DE SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS (SMD)
Resumo
A minimização da evasão dos alunos dos semestres iniciais do curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais levou a buscar meios que permitissem auxiliar na identificação do perfil profissional do estudante do curso e da prática real futura da profissão, com atividades práticas e oportunidades de expor a criatividade fora das aulas obrigatórias semestrais. Um dos meios elencados se dá através da proposta de oficinas paralelas, de cunho teórico e prático, sobre a modelagem 3D, empregando os equipamentos presentes no Laboratório de Computação Física (LCF) e a internet, tornando possível a adesão às oficinas mesmo por alunos que por diversas razões não possam participar em regime semipresencial. Assim, propõe-se que essas aulas teóricas e práticas, adotando softwares de modelagem 3D e prototipagem, tornem-se movimentos pedagógicos que, juntamente com a liberdade criativa e o manuseio de peças diversas, desenvolvidas com os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas, sejam capazes de auxiliar na queda da desistência e no amadurecimento dos estudantes dos semestres iniciais do Curso. Feito isso, o acompanhamento contínuo, com a coleta de feedbacks dos estudantes, embasará outras ações futuras, como a análise e avaliação das atividades que serão aplicadas, bem como verificar a necessidade de reformulação de conteúdos ou criação de ações ainda mais específicas, sempre voltadas ao melhor atendimento do aluno e sua permanência no curso.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.