ACOLHIMENTO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFC
Resumo
O projeto “Acolhimento e permanência de estudantes de Pedagogia da UFC” busca a realização de ações que reduzam a taxa de evasão dos(as) alunos(as) pertencentes ao curso de Pedagogia, no turno diurno. A partir dos dados presentes no Relatório de Acompanhamento de Turma por Semestre de Ingresso no Curso de Pedagogia Diurno - datados do período de 2010.2 a 2015.2, e disponíveis no SIGAA -, constatou-se um índice de evasão de 48,9% no curso, caracterizando, destarte, o curso de Pedagogia entre aqueles com um índice de evasão preocupante. Outrossim, o objetivo principal do projeto ancora-se na garantia das condições institucionais necessárias à conclusão da graduação dos(as) discentes; para tanto, a coordenação do curso de Pedagogia vem conduzindo pesquisas para acolher e auxiliar na permanência de todos os(as) estudantes, ingressantes e veteranos(as). Nesse contexto, a metodologia geral do projeto ancora-se em diferentes ações a saber: implantação de políticas de comunicação e divulgação ágil, eficiente e permanente, envolvendo toda a comunidade acadêmica, com ênfase no enfrentamento e busca de soluções para o problema de evasão; realização do Fórum de Pedagogia diurno, especialmente em torno da discussão crítica à Resolução CNE/CP nº 02/2019, que vincula a formação de professores à Base Nacional Comum Curricular; atividades do projeto Cuidando da Vida; organização da Semana de Acolhimento; elaboração de um novo Plano Pedagógico Curricular, que considere o perfil atual do estudante de Pedagogia, e voltado para o enfrentamento da evasão. Em decorrência de tais ações, verifica-se, ainda que parcialmente, o aumento da participação dos(as) estudantes nas diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de melhoria na saúde mental dos(as) discentes, e fortalecimento da cultura e dos mecanismos de participação direta dos segmentos do curso na tomada de decisões, fortalecendo o vínculo dos (as)estudantes com o curso e atacando os fundamentos da evasão escolar.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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