ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS DO PAAP: UM LEVANTAMENTO DAS CERTIFICAÇÕES DEMANDADAS DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021
Resumo
O acompanhamento das ações formativas realizado pelo Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da Universidade Federal do Ceará é o tema deste trabalho, com a finalidade de apresentar os dados acerca das certificações elaboradas em 2021.1, do Plano de Formação Continuada: Inovação e Inclusão, formulado pelo PAAP, em parceria com as Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Gestão de Pessoas (PROGEP). Para isso, foi realizado um levantamento das certificações produzidas pelo PAAP de janeiro à julho de 2021, considerando todos os tipos de formações promovidas durante este período: eventos, webconferências, webcursos, lives e vídeos elaborados pela equipe do PAAP, possibilitando a abordagem de diferentes temáticas, relevantes para melhoria no desempenho acadêmico de professores, técnicos e estudantes. Foi verificado que 738 certificações foram confeccionadas neste período, sendo estas, 374 certificados e 364 declarações. A análise demonstrou uma forte participação do corpo docente e discente da UFC nas atividades formativas: 247 certificações foram encaminhadas para professores efetivos, em estágio probatório ou substitutos da Universidade, enquanto para os estudantes foram atribuídas 232 certificações. A presença do público externo à UFC também é evidente, uma vez que foram conferidos 224 certificados e declarações a participantes sem vínculo com a Universidade. Nota-se, ainda, a pequena participação de técnicos administrativos quando comparada aos outros públicos, pois apenas 35 certificações são atribuídas a este grupo. Conclui-se que a diversidade presente na programação desenvolvida pelo PAAP, é pertinente para o processo de formação continuada e atrativa tanto para o público alvo, quanto para sujeitos de fora da UFC. Assim, as ações do PAAP possibilitam o desenvolvimento da inovação acadêmica e auxiliam na construção de uma universidade mais plural, democrática e inclusiva.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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