ARTICULAÇÃO DO DESIGN COMO FORMA DE AMPLIFICAR O ALCANCE DAS AÇÕES DO PROGRAMA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (PAAP)
Resumo
O presente trabalho retrata a vivência da autora enquanto participante do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) e responsável pelo desenvolvimento de peças gráficas voltadas para a comunicação das ações do Programa. Objetiva-se refletir sobre a importância da articulação do design gráfico e as diferentes técnicas inovadoras de aprendizagem a partir das ações formativas, frente às demandas de conteúdo que o PAAP oferta, uma vez que as ações formativas divulgadas são de extrema relevância para a comunidade acadêmica, a qual precisou entrar em contato com diferentes técnicas inovadoras de aprendizagem. A metodologia se desenvolve de forma colaborativa em ações de produção e gerenciamento conjunto de conteúdo midiático do PAAP, em que os bolsistas se tornam protagonistas no processo de entender e organizar a comunicação institucional do Programa, de modo que a linguagem visual e verbal seja expressa de forma direta e cativante a um público alvo em constante crescimento. É observado como resultado a aplicação de conhecimentos específicos de design (escolhas cromáticas, diagramáticas e ilustrativas, por exemplo) nas atividades formativas. Cabe citar a produção de peças gráficas para datas comemorativas, cursos, campanhas e projetos fixos, bem como o desenvolvimento da identidade visual da II Semana Pedagógica (SEMPED), veiculada no canal do Youtube do PAAP, que possui mais de 8 mil inscritos em apenas um ano de atuação. Além disso, a realização conjunta de atividades se mostra essencial para o preparo profissional, de modo a lidar com diferentes demandas e com pessoas de aptidões distintas ainda na graduação. Desse modo, espera-se que o Programa possa continuar a contribuir para a aplicação prática de conteúdos específicos ao design e para um melhor entendimento das ações institucionais, que tendem a inovar o cenário acadêmico.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.