AVALIAÇÃO DAS PRINCIPAIS DESMOTIVAÇÕES E ENFRENTAMENTO DOS DISCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA NOS 3 PRIMEIROS SEMESTRES DO CURSO DE FARMÁCIA

Autores

  • Joao Lucas Quindere Saraiva
  • Davi Araújo Aragão
  • Alanna Carla da Costa
  • José Igor de Oliveira Jacó
  • Maria de Fatima Oliveira

Resumo

Introdução: Desde março de 2020, a nossa sociedade vem enfrentando a pandemia pelo SARS-CoV 19, doença que afetou todos de forma bastante direta, tanto a saúde física como a mental. No curso de Farmácia, os graduandos precisaram se adequar às mudanças de um curso em formato presencial majoritariamente composto de carga horária prática, para o formato EaD, e os principais afetados com essa mudança foram os ingressantes, pois estes nunca tiveram, contato real com o curso de Farmácia e com a vivência prática-laboratorial diária do nosso curso. Objetivos: Avaliar as principais desmotivações e enfrentamentos dos graduandos de Farmácia dos 3 primeiros semestres. Metodologia: Foi aplicado um questionário do google forms com os discentes dos semestre 2020.1, 2020.2 e 2021.1 com o intuito de avaliar as questões de permanência e motivação dos mesmos com o curso em tempos de pandemia. Resultados: Participara do estudo 42 alunos, destes 3 alunos disseram que iriam mudar de curso, logo, por isso foram excluídos do estudo. Então, no estudo foram analisadas as respostas de 39 alunos. Sobre a motivação com o curso, em uma escala de 1 a 5, quatro alunos (10,3%) deram nota 5 e se sentem muito motivados. 16 alunos (41%) deram nota 4 e o restante dos alunos deram notas de 3 para baixo. As principais causas da desmotivação foram: EaD, falta de aulas práticas e a metodologia dos professores. Com relação aos fatores que desmotivam o aluno a permanecer no curso, 15 alunos (38,5%) disseram que os principais motivos que influenciam a não continuar na graduação foram saúde mental, EaD e problemas financeiros. Conclusão: Podemos concluir que mais da metade (51%) dos alunos ingressantes se sentem motivados a permanecer no curso apesar de alguns fatores que influenciam negativamente como o modelo de EaD e a metodologia aplicada durante as disciplinas pelos docentes, é importante que os professores tentem buscar formas de tornar as aulas à distância mais prazerosas e estimulantes aos discent

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação