AVALIAÇÃO DAS PRINCIPAIS DESMOTIVAÇÕES E ENFRENTAMENTO DOS DISCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA NOS 3 PRIMEIROS SEMESTRES DO CURSO DE FARMÁCIA
Resumo
Introdução: Desde março de 2020, a nossa sociedade vem enfrentando a pandemia pelo SARS-CoV 19, doença que afetou todos de forma bastante direta, tanto a saúde física como a mental. No curso de Farmácia, os graduandos precisaram se adequar às mudanças de um curso em formato presencial majoritariamente composto de carga horária prática, para o formato EaD, e os principais afetados com essa mudança foram os ingressantes, pois estes nunca tiveram, contato real com o curso de Farmácia e com a vivência prática-laboratorial diária do nosso curso. Objetivos: Avaliar as principais desmotivações e enfrentamentos dos graduandos de Farmácia dos 3 primeiros semestres. Metodologia: Foi aplicado um questionário do google forms com os discentes dos semestre 2020.1, 2020.2 e 2021.1 com o intuito de avaliar as questões de permanência e motivação dos mesmos com o curso em tempos de pandemia. Resultados: Participara do estudo 42 alunos, destes 3 alunos disseram que iriam mudar de curso, logo, por isso foram excluídos do estudo. Então, no estudo foram analisadas as respostas de 39 alunos. Sobre a motivação com o curso, em uma escala de 1 a 5, quatro alunos (10,3%) deram nota 5 e se sentem muito motivados. 16 alunos (41%) deram nota 4 e o restante dos alunos deram notas de 3 para baixo. As principais causas da desmotivação foram: EaD, falta de aulas práticas e a metodologia dos professores. Com relação aos fatores que desmotivam o aluno a permanecer no curso, 15 alunos (38,5%) disseram que os principais motivos que influenciam a não continuar na graduação foram saúde mental, EaD e problemas financeiros. Conclusão: Podemos concluir que mais da metade (51%) dos alunos ingressantes se sentem motivados a permanecer no curso apesar de alguns fatores que influenciam negativamente como o modelo de EaD e a metodologia aplicada durante as disciplinas pelos docentes, é importante que os professores tentem buscar formas de tornar as aulas à distância mais prazerosas e estimulantes aos discentDownloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.