AVALIAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM DA TURMA DE MONOGRAFIA EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Marco Antonio Vasconcelos Monteiro Filho
  • Marcos Paulo Vieira Correa Filho
  • Maria Eduarda Azevedo Tiago
  • Denise Maria Moreira Chagas Correa

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar o ensino-aprendizagem da turma de Monografia em Ciências Contábeis da FEAAC/UFC, no contexto da pandemia do Covid-19. Para tanto, este estudo descritivo, qualitativo e documental comparou os processos pedagógicos e os desempenhos discentes do período da pandemia com o período antes dela, da turma da disciplina em questão, ministrada pela docente coordenadora do projeto. Para permitir a comparabilidade dos resultados compreendidos nos três semestres durante a pandemia (de 2020.1 ao 2021.1), foram incluídos no estudo os resultados dos três semestres antes da pandemia (de 2018.2 ao 2019.2). O estudo foi censitário, pois abrangeu toda a população. Os resultados revelaram que foi implantado o sistema de aulas e atividades à distância, por meio do qual alunos e professores puderam dar continuidade às atividades das disciplinas de forma remota. Os resultados apontam que a quantidade de alunos matriculados nas turmas da docente em questão aumentou 8%, nos três semestres da pandemia; a quantidade de alunos aprovados se manteve; a quantidade de reprovações (por nota e/ou por falta) caiu 50%, enquanto a quantidade de trancamentos aumentou 500% durante a pandemia, impulsionada pela possibilidade de supressão, de forma que, não fosse por ela, os números de reprovações não teriam se mostrado em queda. Quando analisados em relação ao total de alunos matriculados em todas as turmas de Monografia em Ciências Contábeis, cujo percentual médio de aprovação foi de 54,1% no período da pandemia, o percentual de aprovação na turma da docente em questão foi de 66,7% (de cada três alunos matriculados, dois foram aprovados), portanto, acima da média geral da disciplina considerando todas as turmas, mostrando que os processos pedagógicos em cada turma podem influenciar os desempenhos discentes.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação