AÇÃO PARA O ACOLHIMENTO DE ALUNOS RECÉM-INGRESSOS POR MEIO DA ARTE VIA FERRAMENTA REMOTA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: Os alunos recém-ingressos no curso de Enfermagem precisam se adaptar a diversas mudanças em suas vidas e isso pode provocar evasões do curso, por desacreditarem na superação desse período. Desse modo, a Liga Acadêmica de Cuidado Espiritual em Saúde - LACES propôs a criação de reuniões, para discussões sobre obras que exploram questões sobre o sentido da vida e o autoconhecimento; auxiliando-os nessa etapa acadêmica. OBJETIVO: Relatar a experiência da criação e desenvolvimento do grupo “Cuidarte: Arte no Poranguçu”. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a respeito do grupo “Cuidarte: Arte no Porangabuçu", com recorrência semanal e encontros virtuais, direcionado para alunos do curso de Enfermagem, mas incluindo diversos cursos. A atividade foi desenvolvida no semestre de 2021.1. RESULTADOS: Os participantes inscritos foram contatados e orientados sobre a dinâmica do encontro e dado o acesso à obra inicial. As reuniões consistiam em considerações iniciais; apresentação das produções feitas pelos alunos; discussão sobre as interpretações e observações; e a votação da próxima obra. A quantidade de participantes, nas nove reuniões, variou de 4 a 15 pessoas, com 5 membros assíduos. Ao longo do tempo, houve maior interação e estreitamento de vínculos entre os integrantes; aumento na quantidade de produções feitas por eles; indicativos de maiores estímulos a tentarem e apresentarem novas formas de arte ou aprofundarem mais as que já eram conhecidas. Percebeu-se que a visão acerca das representações das questões sobre sentido da vida e autoconhecimento mudou e se tornou mais refinada, de forma que mais situações trouxeram identificação mútua entre os membros e com a obra. CONCLUSÃO: É concebível a percepção acerca da eficiência do grupo como ambiente tranquilo e ferramenta de acolhimento e auxílio nas dificuldades dos alunos iniciantes, nas diferentes realidades.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Moura Oliveira, A., & Angelo Marques Araujo, M. (2021). AÇÃO PARA O ACOLHIMENTO DE ALUNOS RECÉM-INGRESSOS POR MEIO DA ARTE VIA FERRAMENTA REMOTA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(8), 4437. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77521
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.