AÇÕES DE RECEPÇÃO E INTEGRAÇÃO DE ALUNOS INGRESSANTES DOS CURSOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Jose Samuel dos Santos Barbosa
  • Débora Vaz Costa
  • Francisco Ronaldo Alves Silva
  • Cristina Paiva da Silveira Carvalho

Resumo

O período de transição entre o ensino médio e superior, para os estudantes recém-ingressos na graduação, é marcado por um processo de adaptação que, normalmente, é caracterizado por um choque de realidade e esse por sua vez, frequentemente, pode ser refletido em baixos desempenhos acadêmicos e incertezas quanto à permanência no curso. A pandemia de COVID-19 também tem impactado, de forma negativa, o rendimento acadêmico e a permanência dos alunos ao longo do semestre. Dessa forma, os bolsistas do projeto “Acompanhamento Acadêmico de alunos ingressante e veteranos nos cursos de Graduação do Centro de Ciências” desenvolveram ações visando facilitar a integração entre alunos ingressantes e veteranos e trazer uma atenuação das taxas de evasão e insucessos dos discentes recém-ingressos. Para recepcionar os ingressantes de 2021 foram elaborados vídeos específicos para os 15 cursos de graduação do Centro de Ciências, além de um vídeo de boas-vindas que foi projetado na live de recepção dos novos alunos. Pela primeira vez, em função da pandemia de COVID-19 esse tradicional evento foi realizado integralmente de forma virtual, contando com a participação da Diretoria do Centro de Ciências e dos coordenadores de todos os cursos. Além disso, foram elaborados infográficos explicando o acesso às instalações e/ou serviços da universidade, a exemplo de bibliotecas e apoio psicopedagógico, como também sobre a importância do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) e do conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Ademais, para o dia de cada profissional formado pelos cursos do Centro de Ciências foram elaborados vídeos em que professores e egressos de cada curso participaram ressaltando a importância da profissão. Os resultados obtidos com as atividades desenvolvidas auxiliaram a reduzir os impactos negativos trazidos pelo ensino remoto e auxiliaram na integração dos estudantes às atividades acadêmicas de seus respectivos cursos.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação