CAMINHOS PARA DIMINUIR A EVASÃO E AUMENTAR A VISIBILIDADE DO CURSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP/PROGRAD) visa auxiliar a coordenação dos cursos de graduação através da mitigação da evasão dos alunos, favorecendo a habituação dos discentes e viabilizando melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, a coordenação do curso de Ciências Ambientais elaborou um plano de trabalho que propôs 8 atividades com intuito de acompanhar, informar e promover a integração dos alunos. Dentre as ações previstas no plano há o gerenciamento e manutenção das redes sociais do curso, promoção de encontros mensais sobre temas ambientais pertinentes e promoção de inclusão social. Desse modo, a bolsista PAIP realizou a reativação das contas de Instagram, Email e Facebook criados e administrados por bolsistas anteriores, mas que estavam sem atualizações recentes. Após esta retomada nas redes sociais, somente no Instagram o perfil do curso já obteve um acréscimo de 139 seguidores, totalizando 1.172 até o momento (AGOSTO/2021). Foram criadas 28 publicações no feed, que juntas já somam mais de 27.000 visualizações, e 187 publicações nos stories, além de 1 reels. O conteúdo de todas estas publicações varia entre a divulgação de oportunidades de estágio/emprego, cursos, palestras, socialização de informes importantes à comunidade discente e a divulgação, também, do próprio curso que é relativamente novo. Ademais, ainda com o intuito de dar publicidade ao curso de Ciências Ambientais, criamos uma base de dados com 100 instituições que foram contactadas via Email, sendo informadas sobre o curso e o perfil profissional do cientista ambiental. Outra ação também já realizada foi a criação do evento “Colóquios Ambientais”, que na primeira edição contou com a participação de uma cientista ambiental formada. Vale ressaltar que as atividades propostas têm um cronograma de realização que vai de maio de 2021 a janeiro de 2022, portanto algumas ainda estão em fases iniciais e não possuem resultados concretos a serem apresentados.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Victoria Monteiro Silva, N., Kessia Rodrigues da Silva Caetano, B., Vieira de Mendonça, K., & Barbosa Viana, M. (2021). CAMINHOS PARA DIMINUIR A EVASÃO E AUMENTAR A VISIBILIDADE DO CURSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(8), 4444. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77528
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.