CAMINHOS PARA DIMINUIR A EVASÃO E AUMENTAR A VISIBILIDADE DO CURSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Najila Victoria Monteiro Silva
  • Bruna Kessia Rodrigues da Silva Caetano
  • Kamila Vieira de Mendonça
  • Michael Barbosa Viana

Resumo

O Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP/PROGRAD) visa auxiliar a coordenação dos cursos de graduação através da mitigação da evasão dos alunos, favorecendo a habituação dos discentes e viabilizando melhorias no processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, a coordenação do curso de Ciências Ambientais elaborou um plano de trabalho que propôs 8 atividades com intuito de acompanhar, informar e promover a integração dos alunos. Dentre as ações previstas no plano há o gerenciamento e manutenção das redes sociais do curso, promoção de encontros mensais sobre temas ambientais pertinentes e promoção de inclusão social. Desse modo, a bolsista PAIP realizou a reativação das contas de Instagram, Email e Facebook criados e administrados por bolsistas anteriores, mas que estavam sem atualizações recentes. Após esta retomada nas redes sociais, somente no Instagram o perfil do curso já obteve um acréscimo de 139 seguidores, totalizando 1.172 até o momento (AGOSTO/2021). Foram criadas 28 publicações no feed, que juntas já somam mais de 27.000 visualizações, e 187 publicações nos stories, além de 1 reels. O conteúdo de todas estas publicações varia entre a divulgação de oportunidades de estágio/emprego, cursos, palestras, socialização de informes importantes à comunidade discente e a divulgação, também, do próprio curso que é relativamente novo. Ademais, ainda com o intuito de dar publicidade ao curso de Ciências Ambientais, criamos uma base de dados com 100 instituições que foram contactadas via Email, sendo informadas sobre o curso e o perfil profissional do cientista ambiental. Outra ação também já realizada foi a criação do evento “Colóquios Ambientais”, que na primeira edição contou com a participação de uma cientista ambiental formada. Vale ressaltar que as atividades propostas têm um cronograma de realização que vai de maio de 2021 a janeiro de 2022, portanto algumas ainda estão em fases iniciais e não possuem resultados concretos a serem apresentados.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Victoria Monteiro Silva, N., Kessia Rodrigues da Silva Caetano, B., Vieira de Mendonça, K., & Barbosa Viana, M. (2021). CAMINHOS PARA DIMINUIR A EVASÃO E AUMENTAR A VISIBILIDADE DO CURSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(8), 4444. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77528

Edição

Seção

XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação