CONFECÇÕES DE RELATÓRIOS NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A ENGENHARIA ELÉTRICA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19.
Resumo
Ainda no ano de 2021, a Universidade Federal do Ceará (UFC) continuou a aderir ao ensino remoto afim de conter a ação do vírus Covid-19 e em meio a esta situação foi observado alguns acontecimentos, a partir das entregas dos relatórios confeccionados pelos alunos. Muitos dos discentes que foram acompanhados encararam dificuldades na estabilidade da conexão da internet para o envio dos relatórios no Google Classroom, a falta de domínio da plataforma aderida, a ausência de equipamentos para digitalização das atividades propostas, falta de organização em relação a produção e a entrega das atividades e principalmente a desmotivação para permanecer no curso, levando em conta as dúvidas em relação ao retorno das aulas presenciais e os diversos contratempos como a contaminação. Ao longo das 10 palestras que teve no primeiro semestre da disciplina de Introdução a Engenharia Elétrica, foram observadas evoluções na qualidade das produções, consequentemente nas notas, porém verificou-se que alguns alunos deixaram de fazer os relatos descritivos e também acabaram saindo do curso. Para melhor acompanha-los foi criado um grupo no Telegram visando uma comunicação mais direta para dar suporte às suas necessidades, além das plataformas oficiais, onde possibilitou a compreensão mais precisa dos obstáculos enfrentados para a entrega dos relatórios descritivos, os quais reduziram gradativamente a quantidade e consequentemente desistiram de fazê-los. Todos esses dados e outros sobre os critérios de correções dos relatórios foram observados no levantamento de gráficos e depoimentos dos alunos com a finalidade de obter a análise mais precisa. Logo, conclui-se que os alunos que compartilharam suas dificuldades aos monitores e ao docente receberam apoio e consequentemente recuperaram suas notas.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
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